Bem-vindos a Jesufrei, uma freguesia portuguesa do município de Vila Nova de Famalicão, com 2,85 km⊃2; de área e 606 habitantes, de acordo com os Censos 2011. No seu extremo com a freguesia de Lemenhe, encontra-se a poça, um pequeno lago, de onde brota a água de uma das minas que existem neste território. Designa-se desta forma pelas pessoas mais idosas da freguesia que chamam a este esconderijo de “A Poça” e achamos que este pequeno tesouro merecia ser conhecido por mais algumas pessoas, colocando assim esta cache.
A cache contém logbook e pequenos objetos para troca, sendo que é necessário material de escrita. Quanto á dificuldade, é relativamente simples conseguirem encontrar. Deverão estacionar o carro no ponto marcado para o efeito, em frente à carpintaria e deverão seguir a pé numa caminhada de 5 min, seguindo pelo muro do lado esquerdo da carpintaria, e virando depois à esquerda para baixo (cuidado, pois depois de virar á esquerda poderão enganar-se e seguirem em frente, pois tem logo um caminho em frente, devendo seguirem para baixo, isto é, virarem tudo á esquerda) e depois no cruzamento, devem virar à direita, continuando a descer, seguindo sempre em frente, até encontrarem a água límpida da poça.
É um sítio sossegado e poderão procurar à vontade, pois fica longe dos olhares das pessoas. Respeitem o ambiente e sobretudo divirtam-se a explorar o local, tendo sempre cuidado que for a dos caminhos poderão existir perigos, nomeadamente, antes de chegar á poça existe um vale grande com pequenos poços. O caminho dependendo da altura do ano pode estar mais desimpedido ou não, encontrando-se por vezes com mais vegetação, sendo que é na mesma possível chegar á cache, podendo estar mais difícil de encontrar. Não é aconselhável fazer á noite, pois não existe luz, o que retira a beleza do local e pode revelar-se perigoso pelo risco de cair á água.
Boas cachadas e obrigado por visitarem esta bonita terra. Já agora na terra vizinha podem visitar o Santuário Mariano da Senhora do Carmo onde podem fazer um piquenique e quem sabe fazer a cache que lá se encontra.