Jardim do Largo da Maternidade Júlio Dinis
Pequeno espaço verde, que pouco difere da sua traça original (formato de um triângulo) e que mantém o seu chafariz datado de 1894. Possui uma área de estadia, com bancos que convidam à contemplação dos usos e vivências do Largo.
Maternidade Júlio Dinis
A Maternidade Júlio Dinis é uma instituição hospitalar na cidade do Porto criada para os cuidados à mulher e à criança. Em 2009 foi certificado "Hospital Amigo dos Bebés" pela OMS e UNICEF.
O edifício foi construído entre 1928 e 1937/38, sendo a Maternidade inaugurada em 1939. As obras demoraram quase dez anos, devido à falta de verbas. Quando da sua inauguração, era a terceira maternidade do país, sendo as outras duas em Lisboa, a Maternidade de Santa Bárbara e a Maternidade Alfredo da Costa. A conceção do projecto foi do médico e professor Alfredo de Magalhães, então director da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, que pediu ao arquitecto suiço George Epitaux, já experiente em desenhar várias maternidades europeias. Foi edificada no então Largo do Campo Pequeno, agora Largo da Maternidade Júlio Dinis.
O nome da maternidade é uma homenagem a Júlio Dinis, médico e escritor portuense.
