Skip to content

Cimo da Vila - da Torre ao Castelo Multi-Cache

Hidden : 07/23/2023
Difficulty:
2.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Cimo da Vila - da Torre ao Castelo

A zona de ocupação humana mais antiga de Figueiró dos Vinhos poderá ter sido um povoado pré-romano, no local chamado de “O Castelo”, cujo topónimo indicia a possibilidade de existência de um castro, numa colina elevada de onde se avista a vila e grande parte do território circundante. A Capela aí situada, sobre um afloramento quartzítico, demonstra a sua antiguidade como santuário.


Em 1135, fazia parte da Herdade do Pedrógão (Hereditate Petrogonum), concedida por Afonso Henri- ques enquanto príncipe de Portugal (portugalensium prínceps) a Uzbert et Monioni Martiniz e Fernando Martiniz. Em 1200, D. Sancho I doou a seu irmão e alferes-mor do Reino, D. Pedro Afonso, o Reguengo de Monsalude, território onde seriam fundados os Concelhos de Arega, Figueiró e Pedrógão.


D. Pedro Afonso concedeu Carta de Foral a Figueiró no ano de 1204. Em 1514, D Manuel I outorgou-lhe Foral Novo, agora com a designação de Figueiró do Vinhos. A vila desenhou-se entre o “cimo da vila”, a zona mais elevada, e a praça principal. É este conjunto que forma o Centro Histórico de Figueiró́ dos Vinhos e onde se mantém algum tipicismo original da arquitetura medieval e quinhentista, visível na traça dos edifícios e nos umbrais graníticos das portas e janelas. Com o início do século XX, o concelho ganha uma notoriedade nacional. A sua beleza paisagística e a ruralidade atraíram os pintores José́ Malhoa e Henrique Pinto, que tornaram esta região o arquétipo da corrente naturalista.

A cache:

A cache vai levar-te a conhecer alguns dos pontos históricos do "cimo da vila" de Figueiró dos Vinhos.

Additional Hints (No hints available.)