SANTÃO

A localidade de Santão surge referenciada em 875, o que prova a sua antiguidade. A sua história está ligada ao padroado da Ordem de Malta, ao qual pertenceu até à sua extinção, em 1834. O topónimo advém do facto de ter sido repovoada por um colono neogodo chamado Santon. A Igreja Paroquial de Santão é românica e de muito interesse arquitectónico. No seu exterior, merece destaque a torre sanearas que forma um arco sobre o adro, e duas cruzes, uma delas com a data de 1111. A porta principal tem uma só arquivolta, lisa, de curva apontada. Tem uma área de 1,8 Km2 e uma população residente de 870 habitantes.
No local onde se encontra a cache, apesar de não ser o centro da freguesia, é onde se pode encontrar o edificio que contém, a Junta de Freguesia de Santão, o Centro Social e Paroquial de Santão e a sede do Agrupamento 680 Santão, podemos ainda ver o edificio do Centro de Saúde, o Centro Escolar de Santão, o Parque de Diversões de Santão, o Jardim de Robert Baden-Powell e a Capela / Igreja da Nossa Senhora do Alivio.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O local é muito movimentado devido a todos estes edificios, pelo qual peço a maior descrição possivel, na abordagem a cache, para que ela tem o maximo de duração possível.