Skip to content

🔴⚪ 1904 🦅- Campo de Sete Rios Mystery Cache

Hidden : 8/21/2023
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Translation

1904 - Campo de Sete Rios

A ida do Benfica para Sete Rios determinou a conquista de novos adeptos noutra área da cidade, bem como a existência de espaço para introduzir no Clube novas modalidades: o Ténis, a Natação e o Polo Aquático. Em 1908, quando se soube que não havia capacidade financeira para renovar o contrato de arrendamento na Quinta da Feiteira, os dirigentes encetaram diligências com vista à resolução do problema. Mas só em finais de 1912, muito por ação de Cosme Damião, foi possível alugar-se um terreno (por 250$00 anuais, pagos em duas prestações).

Este terreno, de nome Quinta Nova, pertencia à Casa Palmela, da qual Cosme Damião era o secretário. O Benfica mudava-se, então, para um local onde o futebol dominava, já que, na mesma área, existiam dois outros campos, ambos inaugurados com a participação do Benfica: o de Palhavã, propriedade do SC Império (inaugurado em 29/10/1911, com vitória do Benfica sobre o clube local, por 8-2) e o das Laranjeiras, pertença do Internacional (CIF) - inaugurado em 01/12/1911.

Para a aquisição e adaptação do terreno da Quinta Nova a campo de jogos, o Benfica fez uma subscrição aberta, no Clube, para angariação de fundos. Alugado o terreno (entre finais de 1912 e inícios de 1913) - junto ao apeadeiro de Sete Rios, na linha de cintura interna dos caminhos-de- ferro (com entrada pela Estrada de Palhavã) -, iniciou-se, desde logo, o processo de preparação das obras, com a elaboração do projeto do campo (ainda sem incluir bancadas) e com a angariação de fundos especiais para fazer face à despesa extraordinária de limpeza e arranjo do terreno, tendo em vista a sua conversão em parque desportivo.

Era, por isso, necessário conciliar estas duas realidades - começar a trabalhar praticamente sem dinheiro e, na medida dos possíveis, procurá-lo com rapidez. Resolveu-se, assim, contar especialmente com o apoio dos Benfiquistas, não só no fornecimento de mão-de- obra, mas, também, através duma subscrição de caráter voluntário, participando cada um conforme as suas posses. O entusiasmo nunca faltou. Mercê dele, foi possível iniciar as operações de arranjo do terreno, com o natural ensejo de o tornar melhor do que todos os que já existiam em Lisboa. O lema foi: "para a frente!". E poucos sócios faltaram à chamada.Situação atual do campo: Prédios e respetivos quintais no quarteirão delimitado pela Rua Prof. Lima Basto, Rua Dr. António Granjo, Rua Dr. António Martins e linha de cintura interna dos caminhos-de- ferro

                                   

                           Jogos Históricos

 

12-10-1913

 inauguração do campo: SLBenfica : SCPortugal (4:0)

487516368

01-01-1916

jogo com o campeão regional do Porto: SLBenfica : FCPorto (9:0)

674913895

27-02-1916

 jogo particular internacional: SLBenfica : Real Fortuna de Vigo (7:0)

 

25-02-1917

 jogo regional de Lisboa: SLBenfica : Lisboa FC (8:0)

 

 

A cache não se encontra nas coordenadas publicadas. Cache sem material de escrita, uma pinça poderá ajudar. Sejam discretos, não publiquem fotos do container nem do esconderijo. Boas cachadas!


 fonte:slbenfica.pt


This page was generated by Geocaching Portugal Listing Generator

Additional Hints (No hints available.)