A história
Um dia houve que os navios piratas navegaram ali ao lado dos Cavalos de Fão. Eram evitados em cuidadosas manobras de navegação a contar as braças que havia até ao fundo. Na altura os piratas arriscavam aproximarem-se mais da costa pois o estuário do Cávado proporcionava, para além de água fresca, um local seguro e escondido para reparações nas embarcações.
Reza a lenda que há aproximadamente três séculos Olivier Levasseur, conhecido também como La Buse, em fuga das Caraíbas rumo a Madagáscar passou pela costa portuguesa e mais concretamente pela foz do Cávado. Por essa altura não usava pala no olho direito, com a fama de atacar rapidamente as suas presas tal como os falcões fazem às cobras, e tendo deixado a vida de corsário para trás. A carta de corso, que lhe dava amparo legal para saquear navios de nações inimigas tinha sido revogada pelo rei francês. Agora era um fora-da-lei e por isso foi obrigado, como muitos outros, a rumar ao Índico para procurar novas presas. Quase que fora tentado em regressar à terra natal, Calais, mas se o fizesse seguramente seria feito prisioneiro.
Sabia-se que ainda não tinha ocorrido o grande saque ao Nossa Senhora do Cabo, e o seu triste fim numa forca, a 7 de Julho de 1730, era ainda distante. Mas já nessa altura, há três séculos portanto, escondeu um tesouro deixando somente uma mensagem encriptada. Era um teste para o futuro e para ver se era um método fiável para manter tudo em segredo e com segurança. Assim, certo dia e numa das vezes que veio a terra, aproveitou para esconder um pequeno saque. Depois dirigiu-se para onde se bebia rum. Aí, enquanto contava velhas histórias de pirataria, de tesouros inimagináveis, mapas elaborados e navegação entre cada ponto só com o recurso às estrelas, afixou com um punhal na parede de madeira um pedaço de pergaminho com alguns escritos.
Após pagar uma última rodada, a abaladiça, vociferou antes de regressar ao seu navio e seguir viagem: “Só encontrará o meu tesouro quem conseguir decifrar isto.” Reza a lenda que depois de esconder o tesouro La Buse escolheu um local na zona para o seu descanso.
Graças às tecnologias actuais a localização do local do repouso é facilmente descoberta. Basta ir às coordenadas. Atenção ao nível da maré. O acesso aconselhado é pelo lado inferior. Usar caneta de acetato.
|