Inaugurado em janeiro de 2016, localiza-se na frente marítima da Costa Nova, sobre as dunas, e ligado a esta praia por passadiços de madeira, sendo também todo ele construído em madeira (o exterior - “tosco” e lembrando um navio invertido, contrastando com o interior - “suave”, branco e leve).
É uma peça arquitetónica de exceção, projetada pelos conceituados arquitetos Nuno e José Mateus, do gabinete ARX Portugal, com vista sobre as dunas e a igreja da Costa Nova, com acesso livre ao topo do edifício pelos transeuntes.
A programação do Cais Criativo tem especial incidência no semestre primavera/verão, criando um conteúdo complementar à praia, tirando partido dos fluxos turísticos.
Uma programação marcadamente jovem que abarca as franjas mais efervescentes da cultura. Um espaço descontraído e jovem onde o encontro leva a um copo e o copo ao conteúdo artístico. Um verdadeiro cais assoreado nas dunas, ode existirão verdadeiros intercâmbios culturais, dignos de uma cidade portuária. Música, moda, arquitetura, fotografia e design serão as disciplinas de eleição.
No período de inverno o Cais Criativo estará disponível para acolhimento de residências artístivas imersivas. A sua localização e a sua morfologia são ideais para projectos que procuram um contato intenso com a natureza e uma abstração quase total das dinâmicas urbanas.
https://www.cm-ilhavo.pt/viver/cultura/equipamentos-culturais/23-milhas/cais-criativo-costa-nova