As múltiplas valências do Teatro de Vila Real permitem-lhe apresentar ao público espectáculos de grande envergadura, qualidade e diversidade, assegurando para toda a região uma oferta cultural intensa e de reconhecido mérito.
O complexo, com uma arquitectura moderna e uma agradável localização à margem do Parque do Corgo, é constituído pelo Grande Auditório (com capacidade para 500 lugares), o Pequeno Auditório (145 lugares), o Auditório Exterior (700 lugares), a Sala de Exposições, o Café-Concerto (com esplanada), a Galeria-Bar e duas salas de ensaios, para além de variadíssimas áreas técnicas. No mesmo edifício está ainda instalado o Museu do Som e da Imagem.
As actividades do Teatro de Vila Real assentam numa estratégia de diálogo com a Rede Nacional de Teatros e com os principais agentes e produtores nacionais. Para além de uma vasta programação nos domínios do teatro, da música, da dança, das novas artes circenses, do cinema e das exposições, aposta-se também na co-produção de espectáculos com outras entidades regionais, nacionais e estrangeiras.
Ainda que os fins-de-semana sejam os momentos altos da programação, o Teatro de Vila Real abre as suas portas todos os dias, apresentando diversas actividades. Das exposições ao teatro, da música à dança, há diariamente fortes motivos para usufruir deste excelente ponto de encontro que marca o quotidiano de transmontanos e durienses.
A geocache está escondida nas imediações do Teatro, numa das entradas do Parque Corgo.