
Parque da Encosta do Olival – Percurso dos Alcoutins
O parque - com cerca de 7 hectares - situa-se na zona norte de Lisboa e integra o Corredor Verde Periférico da cidade. Permite a ligação ao Parque Urbano da Ameixoeira, pela Ponte da Calçada de Carriche, e ao futuro Parque Urbano do Vale do Forno.
O projeto, incluiu na sua área inferior, o restabelecimento do perfil natural do terreno e a renaturalização da linha de água existente, tendo sido criada uma bacia de retenção a jusante, para promover a infiltração das águas de toda a encosta e impedir a sua escorrência para a Calçada de Carriche. O sistema de drenagem contém também poços de infiltração, para a retenção de água pluvial no solo.
Foram ainda reforçadas as plantações arbóreas e arbustivas, que incluíram 505 árvores, maioritariamente autóctones, e 3.700 arbustos, tendo sido plantados 3,5 hectares de sementeira de prado biodiverso. Os ecossistemas criados tornam este espaço verde num abrigo para fauna e avifauna e possibilitam a observação dos ciclos vegetativos nas diferentes estações do ano.
Todos os exemplares arbóreos pré-existentes em boas condições fitossanitárias foram mantidos, destacando-se o olival existente no patamar superior do parque, onde se concentram as zonas de equipamentos desportivos, de estadia/recreio e duas zonas de merendas.
O troço do percurso da Linha de Defesa Militar existente foi recuperado, sendo agora possível a circulação e estadia em segurança nesta estrutura histórica emblemática da cidade, que permite extraordinárias vistas panorâmicas sobre o Vale de Odivelas.
Sejam discretos na procura do container.