Skip to content

Homenagem aos Canteiros Traditional Cache

Hidden : 11/27/2023
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


O canteiro é o profissional que desenvolve a atividade de cantaria. A cantaria diz respeito à arte de trabalhar blocos de pedra bruta para construir sólidos geométricos que são usados na construção de edifícios. A profissão de canteiro é uma das mais antigas dentro do setor das rochas ornamentais.

A arte o ofício da cantaria, como dissemos, trabalha os blocos de rocha bruta para depois esculpi-los de acordo com a finalidade, a qual pode ser para a construção civil, para a decoração ou para a escultura.

Esta era uma das profissões que eram passadas de pais para filhos, de geração em geração, tornando-se quase como uma herança.

No entanto, atualmente, são poucos os jovens que decidem seguir uma carreira na cantaria. Talvez pelo grande esforço físico e pelo salário baixo, o que não incentiva os jovens a seguirem a profissão.

O canteiro é a pessoa que desenvolve o ofício da cantaria, ou seja, talha os blocos de pedra em bruto para depois moldá-los de acordo com a utilização final, a qual pode ser para a construção de edifícios, muros, esculturas ou para decoração.

O trabalho dos canteiros mudou muito com o tempo. Antigamente, nas pedreiras, estes profissionais cortavam a pedra ao colocar cunhas de madeira ou pólvora em buracos. Nas oficinas de transformação, usavam instrumentos como o badame, maceta o escopo para talhar a pedra.

Hoje em dia, o trabalho dos canteiros é muito mais automatizado. Sem dúvida, a evolução tecnológica veio transformar muitos dos ofícios que antes conhecíamos, sendo um deles o ofício da cantaria. Embora alguns dos procedimentos ainda sejam manuais, como é o caso de escassilhar a pedra ou esponteirar a pedra, as ferramentas usadas são cada vez mais automatizadas.

Por exemplo, hoje, as pedras são cortadas por máquinas automatizadas e o canteiro apenas tem como função finalizar esse trabalho. É por isso que se consideram os canteiros, atualmente, como acabadores.

O canteiro tem como principal função trabalhar blocos de pedra para serem usados na construção civil, decoração ou escultura. Como vimos, as funções deste profissional têm vindo a mudar com a evolução da maquinaria usada na cantaria.

Se, antes, ele era responsável por cortar e moldar os blocos e lajes de pedra, atualmente ele desenvolve mais uma função de acabamento, embora possa variar de empresa para empresa.

Para isso, ele tem também uma série de outras tarefas secundárias, como, por exemplo:

  • Esculpir desenhos e figuras nas pedras (a plano ou em relevo)
  • Talhar os blocos e lajes de pedras (mármore, granito, entre outras pedras ornamentais)
  • Enformar e decorar os blocos ou lajes de pedra
  • Realizar a manutenção de estruturas em alvenaria e pedra
  • Escolher a pedra mais adequada para o trabalho a ser desenvolvido
  • Marcar as linhas mestras para os contornos da peça de pedra
  • Desbastar e alisar a pedra com ferramentas manuais, principalmente nos casos de fabrico de peitoris, lambris ou ombreiras
  • Realizar o acabamento da peça fazendo uso de abrasivos ou limas
  • Gravar inscrições nas pedras

É, ainda, possível realizar tarefas como, por exemplo:

  • Polir, lixar, betumar e puxar brilho a peças de pedra
  • Polir arestas com lixadeiras e rebarbadoras
  • Aplicar abrasivo em superfícies que tenham sido mal polidas e nas arestas
  • Raspar massa em excesso

A arte da cantaria, representada nesta construção, é bastante típica de Ferreiras, fruto das históricas pedreiras, de onde saíram inúmeros artesãos. Tradicionalmente, a pedra trabalhada é o calcário, moldado com ponteiro e escopro, tendo como principais finalidades a construção dos arcos e cantarias dos edifícios, assim como a obtenção de peças decorativas.

Muitos foram os que sairam de Ferreiras e seguiram com as suas famílias para Cascais para trabalhar na arte de Canteiro.

O projeto é da responsabilidade do arquiteto António Alvélua Correia. A obra pode ser admirada saindo do centro de Ferreiras, seguindo a Avenida 25 de Abril rumo à Malhada Velha.

Additional Hints (No hints available.)