Igreja Nossa Senhora do Calvário
D. Júlio Tavares Rebimbas, arcebispo-bispo do Porto, a 7 de Janeiro de 1996, dedicou a igreja da Senhora do Calvário, em Campanhã, Porto, um templo em betão, muito amplo, situado em frente da Escola do Cerco, com desenho do arq. Jorge Franklin Teixeira Ribeiro e a vontade indomável do P. Joaquim C. Carlos Pinto. Participaram na celebração de Bênção o presidente da Câmara Dr. Fernando Gomes e Rodrigo Oliveira, presidente da Junta de Freguesia e outras autoridades civis e religiosas.
Esta paróquia, no extremo nascente do Porto, junto da Circunvalação e das linhas do Caminho de Ferro do Minho e do Douro, é zona de bairros sociais para onde foi nomeado, em 1965, o P. João Alves Dias, da Obra Diocesana de Promoção Social, por D. Florentino de Andrade e Silva, Administrador Apostólico, para ali iniciar uma experiência de Igreja de tom missionário, primeiro tendo a Escola primária como centro e depois as capelas de Nossa Senhora da Paz e de Nossa Senhora do Calvário.
A igreja é uma elipse que se eleva para uma torre com sinos, sendo encimada por lanternim que faz descer a luz para a mesa do Altar. O corpo da igreja tem doze colunas que suportam uma única cobertura sobre um amplo espaço para meio milhar de pessoas.
Fontes de luz natural iluminam a pia baptismal e um deambulatório à volta do templo e, em área reservada, o sacrário, como a sacristia, a sala de reuniões e o cartório. Em Agosto de 2008 foi ali colocada a imagem (1,68m) da padroeira, de madeira okomé, obra do escultor Manuel Santos, de S. Mamede do Coronado.
TENHAM ATENÇÃO À ABORDAGEM
AO CONTAINER E ATENÇÃO À ZONA