Fajozes - Vila do Conde
Fajozes é uma freguesia portuguesa do município de Vila do Conde, com 5,96 km⊃2; de área e 1637 habitantes (censo de 2021). A sua densidade populacional é 274,7 hab./km⊃2;.
Geografia
Fajozes é uma freguesia situada na região de Entre Douro e Minho, Distrito do Porto, concelho de Vila do Conde. É actualmente limitada a Norte pelas freguesias de Árvore e Macieira da Maia a Este pelas freguesias de Vairão e Gião, a Sul pela freguesia de Modivas e a Oeste pela freguesia de Mindelo. Dista 5 km da sede do concelho, Vila do Conde, 15 km do Porto e 330 km de Lisboa.
O seu relevo não é caracterizado por nenhum acidente geográfico de grande relevância, sendo uma superfície relativamente plana, consequência da sua proximidade da orla marítima.
Lugares
- Almas
- Alvite
- Beche
- Bouças Abertas
- Campa
- Casal
- Casal Mau
- Casaltem
- Castelões
- Cruzeiro
|
|
- Estrada Nova
- Fonte
- Gândara
- Guilhão
- Igreja
- Meiral
- Moita
- Montes de Baixo
- Souto das Póvoas
|
|
- Quintã
- Real
- Regadas
- Rendo
- Saltão
- Sarinhães
- Silveira
- Tourão
|
Praia de Fajozes
Faz parte de Fajozes um estreita faixa de terra que se estica até ao mar. Este terrenos são presentemente tidos como pertencentes a Mindelo, mas tendo em conta razões históricas esta faixa de terra devia fazer parte da freguesia de Fajozes.
História
O documento mais antigo que se conhece no qual é referido Fajozes data de Julho de 1069. Neste é referida a venda de uma propriedade existente em Mindelo que tem como limites a "villa Sancto Pedro", que é uma referência à freguesia, dado que o seu nome completo é São Pedro de Fajozes. O nome Fajozes só fará sua primeira aparição num documento de Dezembro de 1110, no qual aparece grafado como Faioces.
Etimologia
O nome é único no vocabulário toponímico português, sendo também pouco comum a sua terminação "ozes". Pela proximidade fonética, uma hipótese que é frequentemente apontada indica que a origem do topónimo poderá ser feijão, através do latim faseolus. Contudo, o feijão é uma espécie do Novo Mundo e portanto inexistente na Europa antes de 1492, o próprio nome faseolus não existia em Latim. Por outro lado, analisando referências ao nome da freguesia em textos antigos (e.g: Fagioses, Fagozes, Faiozes, Fahiozes) podemos nos inclinar para uma origem mais próxima à raiz latina fagus, que corresponde à actual Faia.
Outra hipótese refere Fajozes como tendo origem no plural de fajó, que por sua vez seria um diminutivo de Fajã. O termo Fajã é usado para descrever um terreno plano cultivável situado à beira-mar, descrição que se adequa à geografia e história da freguesia.