Skip to content

Monchique Traditional Geocache

Hidden : 01/04/2024
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Monchique

 

Pequeno monte na freguesia de Vaqueiros, a referência mais antiga que dele possuímos é a que nos fornece as Memórias Paroquias de 1758 que o indica como tendo dois fogos, o que acontecia a variadíssimos na freguesia. Uns desenvolveram-se, outros continuaram como pequenos povoados e outros extinguiram-se completamente.

Em 1839 Silva Lopes continua a atribuir-lhe dois fogos.

Devido ao número exíguo dos seus habitantes, são incluídos nos “isolados” nos últimos recenseamentos. Tem por isso menos de dez habitantes.

O topónimo, segundo os especialistas, não é fácil de abordar, sendo considerado duvidoso ou mal esclarecido o étimo do vocábulo. 

José Pedro Machado diz que não tem aparência de arábico, embora possa ter passado por esta fieira , enquanto José Cunha diz que provem do árabe “Munt Sàquir” que significa “Montanha Sagrada”, “Monte Santo”.

Esta pequena povoação situa-se na freguesia de Vaqueiros e só saiu do isolamento em que se encontrava com uma terraplanagem que partindo do Montinho da Revelada, passando próximo dele chega ao limite do concelho por este lado, ligando com o Monte da Amoreira, do concelho de Tavira.

Pouco depois, em 1988, veio a ser pavimentada passando a fazer parte da E.M. nº 505 que se estende em sentido contrário e vai ligar às Furnazinhas, concelho de Castro Marim.

 




A estrada é relativamente estreita mas suficiente para o movimento. A azinheira domina e não faltam as curvas e contracurvas que vão vencendo os montículos. Por vezes aparecem plantações de pinheiros ou azinheiras numa tentativa de florestação. O veículo acaba de fazer uma subida e à nossa frente surge-nos uma lindíssima paisagem que nos obriga a sair do carro. É um vale profundo a que se seguem cerros que se vão sobrepondo uns aos outros até se diluírem no espaço. É das mais belas paisagens que conhecemos no concelho e que até não está referenciada como tal.

Continuando o nosso caminho, aparece-nos à nossa direita, na aba de um pequeno cerro, o monte que procuramos, com placa toponímica identificativa.

 

>>>>>>>>>><<<<<<<<<<

Sobre a cache

O Container é pequeno, como tal, convém ir prevenido com material de escrita.

Para esta cache preservar, no seu lugar volto a colocar.

Boas cachadas, cuidado com os excessos e divirtam-se.

Additional Hints (No hints available.)