Corredor Verde do Leça
Bem vindo ao corredor verde do Rio Leça!
Aqui vai começar a vossa aventura, com uma bela caminhada junto da Natureza.
*Dica- Ao fim de semana torna se um pouco mais complicado de fazer as caches, devido à grande afluencia de muggles que aproveitam este espaço para passear. Por isso tomem sempre atençao na abordagem das caches, e sem estragar nada. Sempre que possivel façam CITO.
O Projeto:
O Município de Matosinhos apresentou o “Corredor Verde do Leça”, um projeto ambiental e de mobilidade, com um forte cariz cultural, económico, turístico e social, que vai permitir a valorização paisagística e ambiental do rio Leça e das suas margens, e contribuir para a coesão territorial, unindo o litoral ao interior, através de um canal próprio destinado à utilização dos modos suaves de transporte.
Além da requalificação e revitalização das margens do rio Leça e da sua envolvência, o projeto prevê a construção de um percurso pedestre e ciclável ao longo das suas margens, criando uma alternativa de mobilidade para as deslocações quotidianas, a pé e de bicicleta, entre as zonas residenciais e as zonas empresariais localizadas na sua envolvente.
O município de Matosinhos acredita que o “Corredor Verde do Leça” será o primeiro passo para a completa despoluição do curso fluvial e para a valorização paisagística das margens do rio, transformando-as numa área de lazer e devolvendo-as à fruição da população.
A estratégia de valorização do corredor ecológico nas margens do Rio Leça prevê a estabilização de pontos de erosão, os cortes de limpeza, a contenção de espécies exóticas e invasoras e a plantação de árvores autóctones.
Foram escolhidas espécies que melhor se adaptam às condições do clima e solo locais, tal como ao regime hídrico do rio.
Das árvores que proporcionam sombra e frescura, destaque para o amieiro, o carvalho e salgueiro.
Ao longo das margens do rio, encontramos espécies como o amieiro, o salgueiro-negro, o lírio-dos-pântanos, a salgueirinha, a tabua-larga, e a alisma plantago-aquatica.
Nas galerias ripícolas do Leça, existem amieiros, choupos, salgueiros, sabugueiros, freixos, sanguinhos d´água, carvalhos-alvarinho e sobreiros, entre outros.
Relativamente à fauna piscícola atual, é bastante pobre devido à poluição do rio e das suas margens. Em alguns locais ainda é possível encontrar espécies como a enguia, o góbio, a perca-sol ou a taínha. Pelo mesmo motivo, muito rara é a presença de anfíbios.
Das espécies de répteis, regista-se a presença de licranço, sardão, lagarto-d ‘água, lagartixa, cobra-d’água-viperina e cobra-d’água-de-colar.
No que à avifauna diz respeito, já é possível observar a presença de guarda-rios, garças-boieiras, garças-reais, patos-reais, rabirruivos, alvéolas cinzentas, alvéolas brancas, pegas, maçaricos das rochas e verdilhões.
fonte: cm-matosinhos.pt
(Como resgatar)
Pedimos por favor para manusearem a cache com cuidado. Tratem as nossas caches como se fossem as vossas. Temos visto muito descuido em várias caches nossas, portanto, tenham cuidado por favor. Não deve ser nada estragado nem levado, para a sua durabilidade. Cuidado com os transeuntes/muggles. As caches devem ser encontradas com a maior discrição possível. Não divulgar nem registar fotos do container, nem do local, estas serão apagadas sem aviso. Os registos terão de ser físicos no logbook.
Obrigado.
We ask you, kindly, to handle the cache with care. Treat our caches as if they were yours. We have seen a lot of carelessness in many of our caches, so please be careful. It must not be damaged or taken away, for its durability. Be careful with passerby/muggles. Caches must be found with the biggest possible description. Do not disclose or record photos of the container or the location, these will be deleted without notice. The register`s will have to be physical, on the logbook.
Thanks.