Skip to content

A bordo do Gil Eannes Virtual Cache

Hidden : 06/16/2024
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
2.5 out of 5

Size: Size:   virtual (virtual)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Bem-vindos a bordo do Navio-Hospital Gil Eannes



                                                                             

Para poder registar esta cache virtual como encontrada deverá cumprir os requisitos abaixo indicados.

Antes da aventura começar assegure-se que consultou os horários e tarifários de acesso ao Gil Eannes. Além disso, leve um pequeno barco que contenha, no mínimo, o seu Nick do Geocaching e o código GC da Virtual (GCAJJHK). Pode ser feito com origami, impresso, desenhado, entre outras opções. Seja criativo.

Esse barco, que deve ser único por geocacher, tem de estar presente e visível em todas as cinco fotografias a tirar no momento da sua visita, que deverão ser anexadas ao registo. Terá de estar visível na fotografia pelo menos a sua mão a segurar esse barco e sinta-se à vontade para aparecer se assim o desejar.

Durante a visita a rede móvel pode não ser a melhor. É aconselhável levar as tarefas em modo offline antes de entrar nos pisos inferiores.

Caso existam dúvidas consulte as fotografias de exemplo pedidas em cada passo. Boa viagem.

To log this virtual cache as found, you must meet the following requirements.

Before starting your adventure, make sure to check the opening hours and access fees for the Gil Eannes. Additionally, bring a small boat that contains your Geocaching Nickname and the Virtual cache code (GCAJJHK). The boat can be made from origami, printed, drawn, or created in other ways. Be creative.

This boat, which must be unique for each geocacher, must be present and visible in all five photos taken during your visit, which should be attached to the log. Your hand holding the boat must be visible in the photo, and feel free to appear in the picture if you wish.

During your visit, the mobile network may not be the best. It is advisable to take tasks offline before entering the lower floors.

If you have any doubts, consult the example photographs requested at each step. Safe travels.

Os cinco pontos a visitar seguem a ordem natural da visita ao Navio. Não é necessário sair da rota marcada.

 

Exterior (Coordenadas publicadas)
Tire uma foto com a placa informativa

The five points to visit follow the natural order of the tour of the Ship. There is no need to deviate from the marked route.

 

Exterior (Published coordinated)
Take a photo with the information sign

Piso 0 (W0)
Tire uma foto ao leme do Gil Eannes.

Floor 0 (W0)
Take a photo of the helm of the Gil Eannes.

Piso -1 (W1)
Tire uma fotografia na Cozinha.

Floor -1 (W1)
Take a photo in the Kitchen.

Piso -2 (W2)
Tire uma fotografia na Casa das Máquinas.

Floor -2 (W2)
Take a photo in the Engine Room.

 

Piso -3 (W3)
Tire uma foto na Sala das Operações.

Floor -3 (W3)
Take a photo in the Operating Room.

 

Espero que goste da viagem, de estar a bordo do Gil Eannes e do regresso ao passado. I hope you enjoy the journey, being on board the Gil Eannes, and the trip back in time.



Obrigado pela visita. Thanks for the visit.

 

O Navio-Hospital Gil Eannes

Foi construído em 1955 tendo em vista uma missão específica: dar apoio à frota bacalhoeira portuguesa nos mares da Terra Nova e Gronelândia. Todavia, não ficou limitada a isto, uma vez que, para além da assistência médica a todos os pescadores e tripulantes, desempenhou outras funções, tais como navio capitania, transporte de correio, navio rebocador e quebra-gelos, e, não menos importante, serviço de reabastecimento de mantimentos, de redes, de isco e de combustível aos navios da pesca do bacalhau.

Mapas de navegação

A partir de 1963 as suas funções foram ampliadas, passando a fazer outros serviços, tais como viagens de comércio, como navio frigorífico e transporte de passageiros, nos períodos de pausa entre as campanhas de pesca, de forma a melhor rentabilizá-lo do ponto de vista funcional e económico.

Documentos do primeiro capitão do navio

A última viagem do Gil Eannes para assistência à frota bacalhoeira portuguesa ocorreu em 1973, porque, após 1974, toda a frota pesqueira começou, aos poucos, a desaparecer, estando actualmente quase extinta. Muitos dos barcos existentes foram abatidos e condenados ao desaparecimento. Outros, com mais sorte, foram vendidos quase ao desbarato e continuam ainda a navegar com outros nomes e sob bandeiras estrangeiras. A sua última actividade foi uma viagem diplomática ao Brasil como embaixada flutuante de Portugal, nas recepções oferecidas pelo então embaixador, o Professor José Hermano Saraiva.

Comunicações

Após uma paragem de 18 meses, em 1975 retomou a actividade como navio comercial frigorífico. De País pescador de bacalhau, tornámo-nos importadores deste produto. E o Gil Eannes, ao serviço da Comissão Reguladora do Comércio de Bacalhau, passou a efectuar o transporte de bacalhau seco da Noruega. Ainda em 1975, foi também requisitado pelo Governo Português para, como navio hospital que era, ir prestar apoio às populações, na fase final do processo de independência de Angola. Uma vez em Angola, voltou a ser armado para viagens comerciais, tendo navegado pela Noruega, Canadá, Nova Inglaterra, África do Sul, República dos Camarões e Espanha, com paragens temporárias de manutenção nos Estaleiros de Viana do Castelo e Aveiro.

A vista do leme do navio

Em 1984 findou as suas actividades, tendo andado, qual animal açoitado, de cais em cais no porto de Lisboa, até ser vendido a um sucateiro para abate em 1997, quando já se encontrava bastante degradado e sem muito do seu material que o apetrechava, que, aos poucos, foi parar a mãos alheias. E teria um fim deplorável e completamente inglório, se a cidade de Viana do Castelo, através da sua edilidade, não se tivesse mobilizado para o salvar e resgatar da sucata.
Em 1998 recebeu profundas obras de reabilitação nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, sendo agora também um museu.

A sala de operações está localizada no piso -3 pois é a parte mais central e baixa,
permitindo uma maior estabilidade para as cirurgias


Referência, com supressões

 

 


Esta Virtual faz parte de uma versão limitada de Virtuais criada entre 17 de janeiro de 2024 e 17 de janeiro de 2025. Apenas 4000 geocachers ao redor do mundo tiveram a oportunidade de esconder uma Cache Virtual. Sabe mais sobre os Virtual Rewards 4.0 no Geocaching Blog.

This Virtual Cache is part of a limited release of Virtuals created between January 17, 2024 and January 17, 2025. Only 4,000 cache owners were given the opportunity to hide a Virtual Cache. Learn more about Virtual Rewards 4.0 on the Geocaching Blog



Additional Hints (No hints available.)