Era uma vez... um Liceu
Como local de ensino 1º começou como secção do Liceu Sá de Miranda de Braga. O Reitor era o mesmo em ambos estabelecimentos de ensino
No ano de 1972, a 1 de Outubro, assiste-se à transformação do Liceu Nacional de Sá de Miranda de Braga no Liceu Nacional de Vila Nova de Famalicão, o qual passou a funcionar no ex-hospital da cidade, Hospital da Misericórdia.
Nessa altura era seu 1º Reitor Dr. Casimiro da Silva Sousa e Vice-Reitora a Dra. Ercília Pinto Pereira, (que ainda chegou a ser minha professora de Filosofia).
O Liceu funcionava, com trinta salas de aulas, nas instalações do ex-Hospital, sede actual da Universidade Lusíada, em Vila Nova de Famalicão. O corpo docente era, agora, constituído por cinco professores do quadro e trinta e um para além do quadro. O pessoal auxiliar e administrativo integrava sete funcionários, sendo Reitor o Dr. Casimiro da Silva Sousa e Directores do curso Geral (3º ,4º e 5º anos) o Dr. Joaquim Custódio de Araújo Carneiro, e a Diretora do curso complementar (6º e 7º anos) a Dr.ª Maria Antónia Sousa Correia.
Estas instalações deixaram de corresponder às necessidades, as quais levaram à ocupação da antiga Cadeia. Estava eu no 8º ano com aulas neste edifício :)
No meu tempo de liceu, anos 80, já era denominada Escola Secundária n.º 2 de Vila Nova de Famalicão e era Presidente do Conselho Directivo o Professor Dr. Joaquim Custódio de Araújo Carneiro, tendo como conselheiro e amigo o meu pai, Professor Dr. Álvaro Rocha Vasconcelos, ambos professores de história.
Minha mãe, Professora Dr.ª Maria Irene Rocha Vasconcelos, também dava aulas neste Liceu, leccionando matemática.
No ano lectivo de 1985 / 86, o Conselho Pedagógico, presidido pelo Dr. Joaquim Custódio de Araújo Carneiro, foi convidado a pronunciar-se sobre a designação definitiva desta Escola. Após a apresentação de várias propostas, foi escolhido como patrono o grande romancista de Ceide, Camilo Castelo Branco, uma personalidade indelevelmente ligada, pela vida e pela obra, ao concelho de Vila Nova de Famalicão. No seguimento dessa deliberação a Escola Secundária n.º 2 de Vila Nova de Famalicão passa a designar-se Escola Secundária Camilo Castelo Branco.
Pelo Liceu Nacional de Vila Nova de Famalicão passou toda a família. Meus pais como professores e nós, os três filhos, como alunos do 7º ao 12º.
O meu último ano foi 1984/1985…
Posteriormente, estas instalações foram abandonadas, dando lugar à actual Universidade Lusíada, que o meu irmão também frequentou como Universitário.
De hospital da Misericórdia de Vila Nova de Famalicão a Universidade Lusíada, ainda se ergue, nesta cidade, o edifício situado ao cimo da rua da casa dos meus pais.
Meu pai, Professor Dr. Álvaro Vasconcelos, faleceu a 26 de Setembro de 2022...
Temos neste Liceu muito respeito e orgulho…
*********************************************************************************************************
PARA LOGARES ESTA CACHE:
Tira uma fotografia, tua de preferência, ou com o teu Nick Name bem visível, se fores envergonhado(a), com vista para a janela da sala 1 (janela do primeiro andar à esquerda da torre sineira), a minha sala preferida e para a porta principal do Liceu, agora Universidade Lusíada.
Algumas recordações