Skip to content

#32 Um Brinde ao Douro 🍷 Mystery Cache

Hidden : 03/24/2024
Difficulty:
2.5 out of 5
Terrain:
4.5 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Um Brinde ao Douro

Antes de mais, a deslumbrante história vinícola no Douro remonta ao tempo dos romanos.

Além disso, os vestígios da produção de vinho no Douro remontam à época da ocupação romana deste território, desde o século I.

Por exemplo, a vila fortificada da Fonte do Milho, no concelho do Peso da Régua é representativa de tal facto histórico.

Assim, numa dependência rústica desta vila foi descoberto um lagar de vinho.

Ou seja, foi este acontecimento histórico o ponto de partida da epopeia vinícola no Alto Douro Vinhateiro, hoje orgulhosamente Património Mundial da UNESCO.

 

Da pausa muçulmana à escritura de Cister

Primeiramente, a história vinícola duriense teve, entre a época romana (século V) e o tempo do Marquês de Pombal (século XVIII), muitas peculiaridades.

Além disso, devido à invasão muçulmana houve uma quase total paragem na produção de vinho, visto o Alcorão proibir o consumo de bebidas alcoólicas.

A partir do ano de 1142, os monges de Cister plantaram os primeiros vinhedos do Douro, numa herdade junto à foz do Varosa, hoje conhecida como Casa dos Varais.

Neste sentido, foi da primeira quinta no Douro, a produzir o chamado “vinho cheirante de Lamego “, o conhecidíssimo Vinho do Porto, por ser exportado, a partir da cidade Invicta, desde o reinado de D. Dinis (1279-1325).

 

Influência pombalina: Real Companhia Velha e um império intemporal

Com a natural evolução das condições de transporte, armazenamento e produção, foram surgindo novas ideias e necessidades.

Logo, em 10 de Setembro de 1756, o Marquês de Pombal, primeiro-ministro do rei D. José I, criou a Real Companhia Velha.

Em consequência, foi estabelecida a primeira região vinícola demarcada de Portugal, com a instalação dos célebres 335 marcos pombalinos.

Assim, a Real Companhia foi detentora, até 1865, da exclusividade da produção e distribuição dos vinhos da região.

Companhia única, a sua história confunde-se com a do Vinho Porto, sendo proprietária de várias quintas na região duriense.

 

Nossos dias: um universo vinícola encantador

De antemão, quem tiver oportunidade de viajar pela Região Demarcada do Douro, vilas e aldeias vinhateiras, terá garantida uma experiência gratificante.

Por exemplo, o Alto Douro Vinhateiro, desde 2001 Património Mundial da UNESCO, é sintomático do poder que a região duriense possui.

Assim como a variedade é imensa, a qualidade e riqueza dos seus néctares é ainda maior.

Esta e muitas razões fazem com que o Douro seja uma região altamente procurada por turistas de todo o mundo.

Enfim, um brinde à deslumbrante História vinícola no Douro!

E sim, um brinde ao Douro, um brinde à vida e um brinde ao Geocaching.

ESTA CACHE FAZ PARTE DE UM CONJUNTO DE SESSENTA E UMA CACHE5 , CUJAS COO4DENADAS SERÃO DE SER DESCOBERTAS ALGURES NE2TA PÁGINA. 7ODAS TÊM O MESMO MECANISMO DE RESOLUÇÃO.

SEJAM DISCRETOS NA BUSCA DA CACHE POIS A DURABILIDADE DEPENDE DISSO. LEVEM MATERIAL DE ESCRITA E BOA DISPOSIÇÃO. ACIMA DE TUDO, DESFRUT3M DO 9ASSEIO E DIVIRTAM-SE. TENTA É D3SFRUTAR DA PAZ QUE O GEO E A NATUREZA TE 9ODE TRAZER NO DESEJ0 DE COLOCAR SORRISOS NO MAPA.

NOTA: A DIFICULDADE COLOCADA NA LISTING VARIA COM/ENTRE O ENIGMA E A BUSCA. NÃO POSTAR FOTOS QUE POSSAM DIVULGAR O LOCAL, SENDO REMOVIDOS SEM AVISO PRÉVIO!

Additional Hints (No hints available.)