Em 21 de Abril de 1864, é assinado um contrato entre o governo e a Companhia dos Caminhos de Ferro de Sul e Sueste, no sentido de construir a ligação ferroviária entre Beja e o Algarve.
A 1 de Julho de 1875, é publicada uma portaria, encarregando Nuno Augusto de Brito Taborda, director do Caminho de Ferro do Sueste, de criar um projecto definitivo para o Caminho de Ferro do Algarve; no mesmo dia, é publicado um decreto que ordena o estado a construir este caminho de ferro. O governo abriu o concurso para a construção deste caminho de ferro a 26 de Janeiro de 1876.
Nos finais de 1876, a via entre Faro e São Bartolomeu de Messines encontrava-se totalmente assente, faltando, ainda, concluir a via entre esta estação e Casével. A 1 de Julho de 1889, é aberto à exploração o troço entre Faro e Amoreiras e consequente inauguração da mesma.
A partir de Novembro de 1926, esta estação passou a ser utilizada por serviços Rápidos.
Em 1927, toda a rede dos Caminhos de Ferro do Estado, aonde se incluía esta estação, passou a ser explorada pela Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses; em 1933, aquela operadora realizou várias obras de reparação e melhoramento nesta estação, no âmbito de um programa de reparação e modernização das antigas interfaces do Estado. No ano seguinte, voltaram a ser feitas obras de reparação nesta estação.
Posteriormente, foi criado um serviço de autocarros para levar os passageiros desde a estação até Albufeira, tendo sido a primeira carreira rodoviária no Algarve.
Em 2011 há a alteração do nome de Estação de Albufeira para Estação de Albufeira - Ferreiras.
Hoje em dia para quem chega a esta estação tem um enorme leque de serviços que lhes permite chegar a Albufeira, o Giro, Táxis, Ubers, Vamus, etc...