Margens do Tâmega - Amarante
Em Amarante, muita da oferta turística está centrada na Natureza. Quem visita pode desfrutar de rios e serras que convidam a usos diversos, seja em atividades desportivas ou de aventura, de lazer ou de simples descoberta e contemplação.
A nossa oferta mais recente foi construída nas margens do rio Tâmega e é constituída por dois trilhos, de características semelhantes, mas de diferentes distâncias.
Comecemos pelo Trilho dos Castanheiros. Com um percurso linear ao longo da margem esquerda do Tâmega e de dificuldade baixa, tem início no Parque Florestal de Amarante e desenvolve-se ao longo de 3,8 quilómetros.
Sensivelmente a meio do percurso, fica a Pista de Pesca do Formão, que foi redesenhada, do que resultou a melhoria das suas condições de uso. Quem pretenda apenas utilizar esta pista pode aceder-lhe a partir do lugar das Carvalhinhas, em Cepelos.
O Trilho das Azenhas é igualmente linear, tem também um grau de dificuldade baixo e desenvolve-se por sete quilómetros, ao longo da margem direita, com início na “Praia das Azenhas” e terminus na freguesia de Vila Caíz, nas proximidades do lugar de Passinhos.
A área envolvente da Praia das Azenhas foi objeto de recuperação e arranjo urbanístico e as ruínas das Azenhas dos Morleiros foram preservadas e requalificadas, dignificando-se um espaço que é dos mais simbólicos da identidade e imaginário dos amarantinos.
A Cache
A cache não se encontra nas coordenadas iniciais.
1º - Para obter as coordenadas finais, vão encontrar uma placa no ponto Inicial. Quantas letras tem a placa informativa (Sinal) expeto a linha das horas?
Resposta A
2º - Sigam em direção a N 41° 15. (169x3+A) W 08° 05.(Ax9x2+26), contem o número de portas lado esquerdo e direito e somar.
Resposta B
3º - Aqui em N 41° 14.(909-A+B) W 08° 06.(140xB+9), Somar a linha do meio, os números.
Resposta C
Fórmula para a cache final:
N 41° 14.((A+B)x17+15+C) W 08° 06.((A+B+C)x10-141)