Skip to content

PAIALVO - ALDEIA MEDIEVAL Event Cache

Hidden : Saturday, 25 May 2024
Difficulty:
1 out of 5
Terrain:
1 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

25 May 2024, 21:00 - 21:30

O nome de Paialvo veio do nome de Paio Alves, personagem histórica. Nesta região há vestígios de uma cidade chamada cidade Concórdia, cujos habitantes eram cristãos. A cidade foi quase destruída pelos Romanos.

Nossa Senhora da Conceição de Paialvo foi importante ao ponto de ter sido sede de um concelho de relativa nomeada. Desse poder municipal que a freguesia já teve, resta o pelourinho, imóvel de interesse público constituído por uma coluna de pedra que assenta sobre um escadeado de três degraus. Acima dos quatro ferros, ergue-se um corpo piramidal, coroado por uma bola. A coluna tem, a meio do fuste, um anel. A existência da cadeia municipal e a câmara concelhia revela-se ainda hoje através de alguns (poucos) vestígios.

A paróquia de Paialvo foi um priorado da apresentação real. Pertenceu ao arciprestado de Torres Novas, tal como a Asseiceira, até à extinção do Isento de Tomar. Foram seus donatários o primeiro e o segundo Conde de Linhares, de 1789, curiosamente o ano da eclosão da Revolução Francesa, até 1836, ano da grande reforma administrativa do País encetada por D. Maria II. Nesse ano, o concelho foi extinto e a freguesia anexada a Tomar definitivamente.

 

Este evento tem como finalidade dar a conhecer esta pacata aldeia com muitos anos de historia "ao pessoal das tupperwares" e ao mesmo tempo dar a conhecer o Geocaching a uma serie de miudos que estão a iniciar-se neste hobby.

O evento tem inicio às 21:00 e termina às 21:30.

Depois vamos visitar os principais pontos de interesse desta Aldeia. Vamos trocar TB's e GC's ou simplesmente conversar.

Additional Hints (No hints available.)