Arte Urbana
Bordalo II, conhecido e polémico artista lisboeta, interveio na parede lateral do restaurante “A Regional”, em pleno Centro Histórico da Vila. Este artista, que utiliza “lixo” como matéria-prima, aborda no seu trabalho o consumo excessivo e consequente destruição do Planeta e usa sempre uma figura de um animal como bandeira de comunicação.
O festival MurArcos, lançado em 2023, é “dedicado às novas aplicações artísticas e criativas, em espaço público, da arte de grande dimensão em muros e superfícies exteriores, escolhendo sobretudo a zona histórica da sede do concelho e em particular o seu núcleo mais antigo”.
As últimas intervenções de reabilitação da zona histórica realizadas pelo município foram um indutor para o festival de Arte Urbana de Arcos de Valdevez MurArcos.
O MurArcos visa por tal a dinamização cultural e a reabilitação do espaço público, aliando tradição com modernidade, colocando memórias peculiares nas fachadas e nas ruas, através de pinturas murais de diversas dimensões. Os artistas são influenciados pela tradição local, as histórias da população e o contexto histórico e natural de Arcos de Valdevez.
As fachadas pintadas irão modernizar o aspeto rústico das casas locais, impulsionar uma conversa geracional e, idealmente, trazer um novo brilho à zona mais antiga da Vila arcuense, fazendo já deste evento um dos mais expressivos a nível nacional.
Mais info aqui:👇🏻
MurArcos - Festival de Arte Urbana
|