Skip to content

7#Passear Matosinhos Mystery Cache

Hidden : 09/05/2024
Difficulty:
4.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Senhor do Padrão

 

Datado do século XVIII e conhecido também por “Senhor do Espinheiro” ou “Senhor da Areia”, assinala o local onde, segundo a lenda, apareceu a imagem do Bom Jesus de Bouças, mais tarde conhecida por Senhor de Matosinhos. Monumento de fortíssimo impacto visual até inícios do século XX, este zimbório encontrava-se isolado no meio do areal da “Praia do Espinheiro” sendo visível a muitos quilómetros de distância quer do lado da terra quer do lado do mar. Não obstante o “Senhor do Padrão” ter perdido, na sequência do desenvolvimento dos últimos 100 anos, muito do seu impacto visual, continua a ser uma importante referencia para a cidade e para a comunidade piscatória. Com efeito muita da devoção religiosa dos pescadores de Matosinhos e suas famílias materializa-se junto a este monumento, sendo disso exemplo o dia 1 de novembro quando o monumento se vê rodeado por milhares de velas que ardem em memória dos pescadores mortos no mar. Classificado como Monumento Nacional (Decreto-Lei nº 129/77 de 29 de setembro). 

 

ONDE A LENDA SE CRUZA COM A FÉ


Este zimbório do século XVIII assinala o local onde, segundo a lenda, o mar depositou a mais venerada relíquia da região: a antiquíssima imagem do
Senhor de Matosinhos. Rodeado, desde os finais do século XIX, pelo porto de Leixões e pelo casario da povoação, até aí e durante muito tempo este monumento estava isolado no meio das areias, sendo visível a muitos quilómetros de distância, de terra e do mar.
Monumento Nacional e local de importantes manifestações religiosas, esta construção barroca monumentalizou uma estrutura anterior mais modesta cuja popularidade crescera nos inícios do século XVIII quando aí, a escassos metros do mar, brotou uma fonte de água doce à qual foram atribuídas propriedades curativas e milagrosas. Uma pequena construção datada de 1722, contígua ao zimbório, abriga ainda hoje tal poço.

Podes validar a solução do puzzle com certitude

Por favor tenham cuidado com o Container e deixem tudo bem arrumado como encontraram ou se possivel ainda melhor para que a cache dure e seja uma surpresa para os próximos.

Ajudas no CHECKER 

Obrigado

 

Additional Hints (No hints available.)