PONTE DE GOIMIL.
Numa paisagem aberta das margens do rio Leça, ergue-se a ponte medieval de D. Goimil, outrora pertencente à antiga via romana que ligava os rios Douro e Ave, a mesma que, durante o reinado D. Afonso III (1210-1279), em meados do século XIII, seria conhecida como via veteris (Estrada Velha). Com efeito, esta estrada constituíra, na época da ocupação romana, a mais importante ligação existente entre as localidades do Porto e de Vila do Conde. Ademais, a ocupação relativamente contínua da zona de Custóias não deverá surpreender, até pela diversidade de registos encontrados até ao momento, e que, no conjunto, atestará bem a presença de comunidades humanas desde um período tão remoto, quanto o pré-histórico, mesmo que o desenvolvimento económico operado na região ao longo dos séculos acabasse por apagar alguns elementos importantes do património preexistente.
Apesar destas permanentes mutações, as fontes escritas parecem apontar para a existência de uma povoação da Alta Idade Média adjacente ao mons custodias, numa época em que este percurso ganhava nova força e notoriedade pela sua integração no ecuménico “Caminho de Santiago de Compostela”.
Relativamente bem conservada, a ponte possui tabuleiro em cavalete assente sobre um único arco ogival, com as respectivas guardas igualmente aparelhadas em blocos graníticos.
A ponte medieval de D. Goimil é uma estrutura que antigamente pertencia à antiga via romana que ligava os rios Douro e Ave, a mesma que, durante o reinado D. Afonso III (1210-1279), em meados do século XIII conhecida como via veteris (Estrada Velha). Com efeito, esta estrada constituíra a mais importante ligação existente entre as localidades do Porto e de Vila do Conde.
English: The D.Goimil bridge is a structure once belonged to the old Roman road which conected the Douro river and Ave river. During the Afonso The Third reign(1210-1279) was known as the Via Veteris (the old road). With that, the road was the most important connection between the places of Porto and Vila do Conde.
PONTE DE GOMIL Ponte românica de Dom Goimil sobre o Rio Leça, localiza-se em Custóias, na atual freguesia de Custóias, Leça do Balio e Guifões, município de Matosinhos, no distrito do Porto, em Portugal.[1]
Por este local passava uma estrada, possivelmente do período da invasão romana da península Ibérica, com alguma importância regional. Esta via encontra-se referenciada documentalmente na Idade Média como "Via Veteris", ou seja, "Estrada Velha". Iniciava-se junto ao rio Douro, na zona da Arrábida e, vindo pelo couto entre Lordelo e Cedofeita, passava pelo Cruzeiro de Santiago de Custóias, cruzava o rio Leça neste local e daqui dirigia-se por Pedras Rubras, Aveleda, Modivas e Vairão para o estuário do rio Ave. A ponte, exemplo da arquitetura civil pública medieval, encontra-se classificada como Imóvel de Interesse Público pelo Decreto nº 516/71 de 22 de novembro.Ponte de D. Goimil (Custóias) Ponte de cavalete com um arco ogival, construída em alvenaria de granito irregular, apresentando uma tipologia construtiva característica da Idade Média (sécs. XIII – XIV).
Local: Matosinhos
Ponte medieval
fev. de 2020
É uma ponte do séc. XIII ou XIV, construída em alvenaria de granito, sobre o rio Leça.
Situa-se numa zona de pouco movimento/informação nas imediações.
Está referenciada por passar aqui um dos caminhos portugueses de Santiago
Podes validar a solução do puzzle com certitude
Informações no checker
Por favor tenham cuidado com o Container e deixem tudo bem arrumado como encontraram ou se possivel ainda melhor para que a cache dure e seja uma surpresa para os próximos.
Obrigado