Skip to content

11#Passear Matosinhos Mystery Cache

Hidden : 10/14/2024
Difficulty:
5 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size:   micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


IGREJA DE SANTIAGO DE CUSTÓIAS 

 

 Igreja Paroquial de Santiago de Custóias

 

A atual igreja paroquial, cujo orago é Santiago Maior, foi construída em 1733 pelo Balio do Mosteiro de Leça, a que esta freguesia pertencia. Substituiu a antiga igreja medieval que era anterior ao século XIII. Os seus belos altares ostentam as imagens de Santiago, padroeiro da freguesia, e de S. Gonçalo, um dos santos da devoção jacobeia.

No envolvimento da celebração da festa de S. Tiago de Custóias, o seu padroeiro, a que presidiu D. Pio Alves, por convite do pároco P. José Loureiro Dias de Pinho, este ano centrada na celebração vespertina do dia 25 de julho, uma vez que as tradicionais festas foram suprimidas em virtude da pandemia, foi apresentado o projeto de um novo órgão para a igreja paroquial.

Na celebração, o pároco exaltou o papel dos grupos paroquiais e a sua dedicação às iniciativas de evangelização e celebração da fé. Referiu os membros das comissões paroquiais (Conselho paroquial e Conselho económico), o papel dos catequistas, dos acólitos, da conferência vicentina e da Legião de Maria, do grupo de zeladoras da igreja que sempre a mantêm adornada, a particularmente neste dia.

Esta igreja data teve início em 1729, tendo a capela mor sido concluída em 1733. Nela ressalta um tríptico mariano (coroação de Maria) e a talha dourada dos seus altares laterais. A sua origem surge na ação da Ordem de Malta, e a sua situação insere-se no percurso dos “Caminhos de São Tiago”, que é o padroeiro.

Um grupo de paroquianos lançou mãos à obra de construir um órgão de tubos, destinado ao serviço litúrgico e à realização de concertos, favorecendo a dinâmica cultural da comunidade, tendo sido assinado nesse dia o contrato com um construtor belga, que o construirá de raiz.

De salientar a colaboração da Câmara Municipal de Matosinhos com apoio financeiro ao projeto, que o vereador da Cultura considerou uma mais valia para o Município, e a abertura também à iniciativa por parte da Junta de Freguesia de Custóias, Leça do Balio e Guifões, cujo Presidente se congratulou com a realização do projeto. Rui Soares, organista credenciado e orientador do projeto, considerou-o como uma presença viva da música litúrgica na comunidade.

Prevê-se a possibilidade de o projeto ser realizado ao longo da Primavera de 2021.

               

O Templo de Santiago de Custóias, sendo de pequena dimensão e já existindo em 1258, estava em estado de ruína eminente no início do século XVIII, devido a isto, foi demolido para dar lugar à atual igreja matriz.

A sua localização não se situa, como era então habitual, no largo principal da terra: afastada do centro das atenções dos visitantes, quase escondida, acede-se a ela por um caminho que parte do Largo do Souto; foi construída em estilo barroco, fruto das modificações que sofreu no séc. XIX como a substituição das torres pela atual torre sineira; na fachada exterior, sobre a porta, destaca-se a imagem de Santiago, Padroeiro da extinta freguesia.

No interior da igreja, em estilo barroco caracteristicamente português com a belíssima talha dourada, destacam-se no altar-mor as imagens de S. Gonçalo e de Santiago, em madeira policromada.

A capela-mor foi construída em 1733 , a expensas da Baliagem de Leça no entanto, a nova igreja começou por ser servida por um pároco que vivia no Mosteiro de Santa Maria de Leça do Balio, o qual se deslocava a Custóias para celebrar a missa de Domingo e beatificar os enfermos impossibilitados de sair de casa; devido ao empenho dos 2 vereadores desta freguesia no então Couto de Leça do Balio, a Baliagem mandou construir uma residência para o pároco e então este mudou-se em 1741 para Santiago de Custóias.

 

 

 

Ajudas só no checker 

Podes validar a solução do puzzle com certitude

Additional Hints (No hints available.)