A Morte do Lidador
Diz a lenda que Gonçalo Mendes da Maia, nomeado Lidador pelas muitas batalhas ganhas contra os Mouros, decidiu celebrar os seus 90 anos com um ataque ao famoso mouro Almoleimar. Sabia de antemão que o exército de Almoleimar era muito superior ao seu mas, mesmo assim, saiu da cidade de Beja com trinta cavaleiros e trezentos homens de armas.
A batalha começou e ambos os exércitos se debateram com coragem. Gonçalo Mendes e Almoleimar lutaram entre si. Um golpe fatal matou o mouro e outro deixou Gonçalo Mendes Maia ferido de morte. O Lidador, moribundo, perseguiu com os seus homens os mouros que se puseram em fuga.
Último Combate de Gonçalo Mendes da Maia (pintura no Arquivo Histórico Militar)
Estátua de Gonçalo Mendes da Maia, em Beja
Nascido por volta de 1079 foi uma verdadeira lenda viva de dedicação à pátria. A sua imagem e a sua memória transmitem um enorme incentivo à luta pelas causas justas de todas as gerações.
A sua bravura e carácter forjaram grande afinidade espiritual com D. Afonso Henriques, Juntos, lutaram para formar um reino independente, como o moço infante teria aprendido de seu Pai, o Conde D. Henrique. Primeiro contra sua mãe D. Teresa, próxima dos castelhanos, depois contra hegemonias religiosas, depois ainda contra os infiéis, ao sul do País. Terá sido a vontade férrea de Gonçalo e suas inúmeras e épicas conquistas no campo de batalha que acabaram por lhe granjear o cognome de «O Lidador».
Tempos depois, quando o primeiro Rei já estendia a sua missão de conquista às planícies alentejanas, e os portugueses se internavam pelos confins da “província de Alcácer”, Gonçalo Mendes da Maia, verdadeiro «adiantado» de Afonso Henriques, empunhava pela última vez a sua espada e fazia a sua última investida contra o inimigo, teria 90 anos de idade.
Uma narração do Nobiliário do conde D. Pedro, apesar de cheia de temerosas dificuldades e de não poucos absurdos, fê-lo passar à imortalidade como protagonista de uma célebre acção guerreira junto a Beja, contra o rei Almoleimar. Era «a morte do Lidador», fixada para a posteridade, entre outros, por Herculano.
Podes validar a solução do puzzle com
certitude
Verifique sua solução
4KHGV