Cache Fonte Nova – Comenda
PR3 GAV – No remanso da Ribeira da Venda (Gavião)
O percurso começa no centro da aldeia de Comenda. Seguimos pelo Caminho das Quintas em direcção a Vale de Grou. Aqui chegados, podemos refrescar-nos na fonte e visitar o Santuário da Nossa Senhora das Necessidades.
Avistando os afloramentos rochosos do ribeiro da Cabeça Cimeira, seguimos em direcção ao Monte da Ferraria Fundeira. Percorremos o caminho do curso da ribeira, que nos leva até à ponte romana do Parque de Merendas da Ribeira da Venda, um oásis na planície. Logo ali, encontramos a primeira de muitas sepulturas antropomórficas existentes neste percurso.
Continuando o serpentear da Ribeira da Venda, rumo a poente, chegamos ao limite da Herdade das Polvorosas. Um enorme penedo de granito, conhecido pelo nome de Laje do Gato dá-nos as boas vindas.
Seguimos até à ponte do Vale das Colmeias, ponte antiga, de alvenaria de pedra com enormes lajes. Chegados ao alto das hortas do Poceirão, avistamos a aldeia do Vale da Feiteira. Já no alto da Herdade do Vale da Arrabaça, abre-se uma enorme janela para o Alentejo.
Seguindo o passeio chegamos à antiga estrada da estação da Cunheira e entramos no largo solarengo da bonita aldeia do Vale da Feiteira. Calcorreado o povoado, e passando pela fonte da Poça, rumamos à Herdade do Casal. As sepulturas antropomórficas e o silo neolítico existentes são testemunho de que o homem percorre estes campos desde há muitos séculos. Um pouco mais
à frente, podemos apreciar um conjunto de fornos de carvão.
Prestes a chegar novamente à Comenda podemos apreciar a Fonte Velha. Já no núcleo urbano, passamos pela Igreja Matriz, o Mercado Municipal e ainda, pelos diversos estabelecimentos de comércio.
Por fim, depois da Fonte Nova, chegamos ao fim do percurso.
(fonte:https://www.cm-gaviao.pt/visitar/conhecer/percursos-pedestres/pr3-no-remanso-da-ribeira-da-venda/)