Largo do Souto
O Largo do Souto, espaço central da freguesia de Custóias, caracteriza-se essencialmente pela presença de árvores de grande porte, na sua maioria plátanos, apresentando também algumas espécies arbustivas. O largo encontra-se rodeado por edifícios de altura variável entre r/c e 1 e r/c e 3 em que, sobretudo ao nível do rés-do-chão, estão instalados diversos serviços públicos e espaços de comércio.
Localiza-se aqui o Centro Cívico e a Junta de Freguesia de Custóias.
O largo é atravessado por percursos pedonais rectilíneos, pavimentados em cubo de granito, tem uma zona de estadia e um parque infantil. É um local de passagem, mas essencialmente de estadia e recreio, onde outrora já se realizou a feira de Custóias agora transferida para o seu espaço próprio, praticamente contíguo ao largo. Em torno do largo da feira localizam-se vários equipamentos públicos, nomeadamente estabelecimentos de ensino, cemitério, esquadra da polícia, a Igreja velha de Custóias e a Casa de Sam Thiago.
A designação de largo do Souto deixa-nos antecipar a presença de um património arbóreo bem distinto do actual porventura constituído por castanheiros, sobreiros ou carvalhos ou oliveiras. Não houve ainda acesso a uma fonte de informação – monográfica ou iconográfica – que sobre este assunto fosse esclarecedora.
