GCB17VC ▼
Size:  (small)
As Salinas de Rio Maior situam-se a cerca de 3 km do centro da cidade e encaixam-se num vale no sopé da Serra dos Candeeiros, em pleno Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros. Classificadas como Imóvel de Interesse Público desde Dezembro de 1997, estas são as únicas Salinas interiores existentes em Portugal, e as únicas que se encontram em pleno funcionamento na Europa. A primeira referência à sua existência data de 1177, mas pensa-se que o aproveitamento do sal-gema já seria feito desde a Pré-história. As Salinas encaixam-se num vale tifónico no sopé da Serra dos Candeeiros que, dada a sua natureza calcária, é possuidora de inúmeras falhas na rocha o que faz com que as águas da chuva não fiquem à superfície, formando cursos de água subterrâneos. Uma dessas correntes atravessa uma extensa e profunda jazida de sal-gema que alimenta o poço que se encontra no centro das Salinas, e de onde se extrai água sete vezes mais salgada que a do mar. Esta Jazida de sal-gema ocupa aproximadamente a área da Estremadura Portuguesa, entre Leiria e Torres Vedras, tendo-se formado há milhões de anos, depois do recuo do mar que outrora ocupou a região.
As Salinas de Rio Maior situam-se a cerca de 3 km do centro da cidade e encaixam-se num vale no sopé da Serra dos Candeeiros, em pleno Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros. Classificadas como Imóvel de Interesse Público desde Dezembro de 1997, estas são as únicas Salinas interiores existentes em Portugal, e as únicas que se encontram em pleno funcionamento na Europa. A primeira referência à sua existência data de 1177, mas pensa-se que o aproveitamento do sal-gema já seria feito desde a Pré-história.
As Salinas encaixam-se num vale tifónico no sopé da Serra dos Candeeiros que, dada a sua natureza calcária, é possuidora de inúmeras falhas na rocha o que faz com que as águas da chuva não fiquem à superfície, formando cursos de água subterrâneos.
Uma dessas correntes atravessa uma extensa e profunda jazida de sal-gema que alimenta o poço que se encontra no centro das Salinas, e de onde se extrai água sete vezes mais salgada que a do mar.
Esta Jazida de sal-gema ocupa aproximadamente a área da Estremadura Portuguesa, entre Leiria e Torres Vedras, tendo-se formado há milhões de anos, depois do recuo do mar que outrora ocupou a região.
Para achar esta cache terá que ir a quatro pontos para achar coordenada final. No P1 está um placar informativo e achar a seguinte informação: Em que ano é datado o documento mais antigo das Salinas de Rio Maior? No P2 está um placar informativo e achar a seguinte informação: Em que ano em que foi criada a cooperativa de Rio Maior? No P3 está um placar informativo e achar a seguinte informação: Quantos metros ocupa as Salinas de Rio Maior? No P4 está um placar informativo e achar a seguinte informação: Em que ano foi reconstruido o poço? Depois dos pontos recolhidos resolver a seguinte formula! N 39° 21.AAA′ W 8° 56.BBB′ AAA=(P2-P1)-39 BBB=(P3-P4)-2511
Para achar esta cache terá que ir a quatro pontos para achar coordenada final.
No P1 está um placar informativo e achar a seguinte informação:
Em que ano é datado o documento mais antigo das Salinas de Rio Maior?
No P2 está um placar informativo e achar a seguinte informação:
Em que ano em que foi criada a cooperativa de Rio Maior?
No P3 está um placar informativo e achar a seguinte informação:
Quantos metros ocupa as Salinas de Rio Maior?
No P4 está um placar informativo e achar a seguinte informação:
Em que ano foi reconstruido o poço?
Depois dos pontos recolhidos resolver a seguinte formula!
N 39° 21.AAA′ W 8° 56.BBB′
AAA=(P2-P1)-39
BBB=(P3-P4)-2511
Additional Hints (No hints available.)
What are Attributes?
Advertising with Us
There are no Trackables in this cache.
View past Trackables
What are Trackable Items?
You'll collect a digital Treasure from one of these collections when you find and log this geocache: