CAPELA SÃO MARCOS
Esta capela foi construída em 1881 por José Oliveira, continuando na posse da família que anualmente promove a festa no dia de S. Marcos, 25 de Abril.
Interior com paredes em alvenaria de granito aparente, com as juntas preenchidas a cimento, com tecto de madeira em masseira, formando apainelados simples, com florões dourados nos ângulos, com pavimento em calçada irregular, formando elementos geométricos. O retábulo-mor, de talha pintada de branco e marmoreados fingidos, com duas colunas de fuste liso e capitéis coríntios, rematadas por urnas floridas. No nicho central encontra-se a imagem de N.ª Sr.ª de Montesserrate e nas mísulas laterais uma imagem de S. Pedro e outra de S. Marcos.
Sepultura Medieval
Estes túmulos eram escavados na rocha e posteriormente cobertos por tampa de pedra ou por terra. A cabeceira da sepultura era normalmente orientada a Oeste. Uma das explicações apontada para esta orientação é a crença cristã de que Deus apareceria a Oriente no dia do Juízo Final. Na nossa freguesia as sepulturas de que temos conhecimento deverão datar dos séc.’s XI/XIII.
Esta sepultura apenas apresenta a zona da cabeceira com os ombros.
da cabeceira com os ombros.

