Ponto de encontro da população, o Largo do Município era conhecido por Rossio, porque ali se realizavam, desde há cem anos, as feiras e os mercados, assim como as vendas de outros géneros em tempos de crise.
Em 27 de Abril de 1926, sob proposta do vereador Vicente Raimundo Cardigos, pretendeu-se dar o nome de Praça Dr. José Caetano Rebelo, mas a Câmara, por maioria, não aceitou.
Nos anos 50, do século XX, deixa de se chamar Praça da República para se designar com o nome que é hoje conhecida.
No Largo, para além da Igreja Matriz e do Coreto, oferecido à vila pelo benemérito Dr. Anselmo Patrício, existem vários edifícios que merecem algum destaque:
o antigo seminário de Gavião, construído em finais do século XIX para residência da família Rebelo;
a antiga Junta de Freguesia, residência do Dr. Matias Marques Ayres de Seixas;
o imponente Solar Patrício Lino Netto. Este palácio foi construído no local de umas casas da família Ayres de Seixas que datam do século XVI e restaurado em meados do século XX pelo actual proprietário, Dr. Joaquim Lino Netto, descendente dos Ayres de Seixas, a família mais antiga de Gavião;
a Câmara Municipal, construída por volta de 1856 e, remodelada em 1972 e em 2009 que substituiu os antigos Paços do Concelho, localizados no Largo do Pelourinho, no edifício a ocupado em tempos pelos Bombeiros Municipais.
|