Refojos de Basto é uma povoação portuguesa do Município de Cabeceiras de Basto que foi sede da extinta Freguesia de Refojos de Basto, freguesia que tinha 14,03 km⊃2; de área e 4 680 habitantes (2011), e, por isso, uma densidade populacional de 333,6 hab/km⊃2;.
A Freguesia de Refojos de Basto foi extinta em 2013, no âmbito de uma reforma administrativa nacional, tendo sido agregada às freguesias de Outeiro e Painzela, para formar uma nova freguesia denominada União das Freguesias de Refojos de Basto, Outeiro e Painzela da qual é a sede.[1]
Refojos de Basto foi, até ao início do século XIX, cabeça do couto de Refojos de Basto. Era constituído pelas freguesias de Alvite, Outeiro, São Miguel de Refojos e Várzea Cova. Tinha, em 1801, 3 544 habitantes.

S. Pedro da Raposeira - Refojos de Basto: O largo da Raposeira remonta ao seculo XVIII, sendo a principal atração popular os festejos em honra de S. Pedro que remontam há mais de 100 anos, com jogos tradicionais dos quais se destacam o Pau de Cebo, as Corridas de Sacos, as Andas, as Correias e o jogo do Galo. Nessa festa é tradição fazer a cascata com canas e enfeitar o largo com bandeiras que, ainda hoje em dia, são feitas à mão.
