O evento ocorrerá entre as 08h30 e as 09H00 nas descobertas geográficas, para partilha de aventuras geocachianas bem como troca de TBs e GCs ou simplesmente algum convívio. Seguidamente, para quem tiver interesse segue-se uma caminhada pela zona onde costumam aparecer algumas cilercas (poucas, avisa se já) na tentativa de encontrar algumas. A caminhada será circular e terminará por volta das 12H30. No final da caminhada, as cilercas apanhadas poderão ser confecionadas no local. Para os particulares existe a possibilidade de almoçar no local do final da caminhada, pelo que quem tiver interesse deverá contactar os proprietários.
Depois do almoço e se houver eventos específicos, podemos dar uma volta pela zona para apanhar uns espargos, é que estes por norma são mais abundantes pela zona e por norma, são bem mais faceis de encontrar.

Se no dia do evento, ou na noite anterior estiver de chuva, é conveniente trazer uma muda de roupa ou pelo menos de calçado, pois vamos andar muito no meio do mato.
A Amanita ponderosa , vulgarmente designada de Silarca , Cilerca, Cogumelo ou Tortulho, é uma espécie de cogumelo comestível nativo do Sul da Península Ibérica que tem como habitat principal o montado [1] . Esta espécie vive em simbiose com o sobreiro , a azinheira e algumas espécies de cistáceas .
Espécies semelhantes
É um cogumelo com elevado valor gastronómico mas que pode ser confundido com outras espécies de amanitas tóxicas como o Amanita verna e o Amanita phalloides [2] .
Boas práticas
Dado o seu valor gastronómico a procura por esta espécie tem vindo a aumentar o que se torna um factor de risco, pois os locais onde crescem costumam ser muito localizados.
- Evitar colher o cogumelo muito imaturo (em estado de “ovo”) [3] ;
- Não utilize ferramentas que danifiquem o solo envolvente, como enxadas e pás [3] ;
- Usar cestos em vez de sacos de plástico durante uma colheita dos mesmos pois o saco de plástico impede que os esporos se libertem [3] .