Olaria - Fornos da Cruz de Pedra

O Centro de Artes e Ofícios dos Fornos da Cruz de Pedra tem como principal objetivo reavivar memórias das pequenas indústrias que formavam a base do tecido industrial do norte de Portugal. Em Guimarães, esses pequenos polos produtivos eram cruciais para a economia local e contribuíram com o seu saber-fazer para a industrialização. Localizado numa antiga olaria e casa de habitação de família de oleiros, este novo espaço permite explorar o passado das olarias de Guimarães. O projeto de arquitetura respeitou as estruturas históricas, introduzindo um novo edifício com desenho contemporâneo e flexível, preservando elementos da antiga olaria.
O Centro de Artes e Ofícios inclui um núcleo museológico sobre os ofícios mais característicos desta região – olaria, têxteis, curtumes e cutelarias, um atelier onde é possível observar a feitura da Cantarinha dos Namorados de Guimarães. A apropriação do espaço foi planeada para garantir uma atividade pedagógica contínua, perpetuando a arte da olaria, ofício essencial deste lugar.
Cantarinha dos Namorados de Guimarães

A Cantarinha dos Namorados de Guimarães, "peça icónica da olaria" local, foi incluída no Registo Nacional de Produções Artesanais Tradicionais Certificadas, reproduz a forma de um cântaro de água e é composta por quatro peças, cântara, prato, púcara e tampa, produzidas em barro vermelho com recurso à roda de oleiro e decoradas com pó de mica que incorpora motivos florais feitos de barro em relevo, ou por marcação em baixo-relevo de elementos de cariz geométrico.
Antigamente, era usada como prenda simbólica no namoro, os rapazes ofereciam a cantarinha às suas amadas como prova de afeição e intenção séria. Rica em decoração, muitas vezes com corações e outros elementos simbólicos, a cantarinha representa o amor, o compromisso e a delicadeza das relações antigas. Hoje, continua a ser um símbolo romântico e cultural, preservando a memória dos afetos de outros tempos.
A cache;
A cache é um container de tamanho normal, contendo inicialmente logbook com stashnote!
Fechem bem o container e recoloquem a cache da mesma forma como a encontraram, pois a sua durabilidade depende muito disso.
Levem material de escrita para registar a visita