Igreja do Carmo

De estilo barroco/rococó, foi construída na segunda metade do século XVIII, entre 1756 e 1768, pela Ordem Terceira do Carmo, sendo o projecto do arquitecto José Figueiredo Seixas. A construção do hospital começou mais tarde, ficando concluído em 1801.
Esta igreja foi edificada num terreno contíguo à Igreja dos Carmelitas, do lado oeste, cedido à Ordem em 1752. Por não ser então permitida a construção de duas Igrejas juntas, foi edificada entre ambas a chamada Casa Escondida do Porto que separa as duas igrejas e tem pouco mais de 1 metro e meio de largura.
Foi classificada como Monumento Nacional a 3 de Maio de 2013, em conjunto com a Igreja dos Carmelitas adjacente.
Em anos recentes a Ordem do Carmo procurou abrir o seu vasto património à visita do público. Inicialmente abriu a "Casa Escondida", considerada por guias locais como a "Casa mais estreita da cidade do Porto", e uma das mais estreitas do país. Foi abrindo pouco a pouco novos espaços do seu recheio, estando hoje em dia disponível a visita ao Circuito Turístico da Ordem do Carmo.