
Em Azeitão a tradição é para manter e Elmano Sadino sabe disso.
Manda a tradição que na sexta-feira santa os Azeitonenses saiam das suas aldeias e se disponham a atravessar a Serra da Arrábida, logo pela manhã, bem cedo, de forma a poderem estar à hora do almoço no Portinho onde deverão saborear uma refeição na agradável companhia dos amigos caminhantes.
Como tudo começou? Parece que ninguém sabe ao certo.
Uns dizem que já nos remotos tempos dos seus bisavós estes subiam a serra, a pé ou montados numa mula para poderem ir assistir às cerimónias pascais levadas a cabo pelo monges arrábidos no seu convento de Santa Maria, lá na vertente sul, onde o conjunto de pequenas casinhas brancas rodeadas de verdes matagais, olham o deslumbrante mar que se confunde com o céu azul.
Outros defendem que a tradição foi originada para que os moradores locais pudessem palmilhar, pelos sinuosos trilhos da serra, o mesmo caminho que os frades arrábidos percorriam quando se vinham abastecer de víveres à vila.
E, há ainda aqueles que afirmam que tudo começou com a necessidade dos chefes de família irem abastecer-se do delicioso peixe fresco capturado naquelas águas pelos pescadores e comercializado no Portinho da Arrábida, neste período de abstinência de carne.
Para nós, tudo começou num evento de atribuição de prémios... e que depois resultou num convívio e numa reunião de amigos que são quase família!
Seja como for, o facto é que a tradição se manteve ao longo dos anos e, curiosamente, ao contrário do que se possa pensar, cada vez são mais aqueles que aderem a esta caminhada, nem sempre fácil de levar a cabo, mas é simplesmente reconfortante conseguir fazê-la!
O percurso terá cerca de 10km e conta com 400m de subida acumulada.
A edição 2025, regressamos ao percurso tradicional e vamos atravessar a serra até chegar ao Portinho da Arrábida, junta da nossa querida: Mafalda para celebrar. E pelo meio, podemos
fazer aquelas paragens estratégicas.
É importante referir que a caminhada não é circular, pois terão de arranjar um meio de voltar a Azeitão. Sugiro que combinem com mais geocachers que forem à caminhada, que deixem um dos carros no principio e outro no final, para poderem depois trazer os condutores até Azeitão para virem buscar os carros.
Ainda tens dúvidas do que se trata?
Então lêem os relatos nas edições anteriores:
- 2017 - A Edição dos Prémios GPS - a versão nocturna - GC70X02
- 2018 - A Edição da Subida ao Formosinho - GC7KKRD
- 2019 - A Edição da Raposa - GC84BJD
- 2020 - A Edição da Pandemia (estava marcada, mas não se poude fazer)
- 2022 - A Edição do Regresso às Caminhadas - GC9PGAY
- 2023 - A Edição com a Jukebox dos Muggles - GCA5KJH
EVENTO:
Para participar neste evento, não é necessário participar na caminhada. Basta aparecer nas coordenadas publicadas e conbiber.
INICIO DO EVENTO: 8:30
FIM DO EVENTO: 9:00
A CAMINHADA PARA COMEÇAR ÀS 9:00