Casa da Azenha
A Casa da Azenha, foi construída em 1892 por António José da Silva dividia-se em três espaços distintos. O piso superior servia de habitação, sendo a casa do moleiro voltada à ponte e com acesso directo ao rio. No piso do meio ficava o local do ofício, onde estavam as moendas e o mecanismo que permitia fazer a moagem. Mais abaixo, estava o engenho que transmitia o movimento da roda exterior, accionada a água, às moendas do piso de cima.

Adquirida pela Câmara Municipal de Barcelos em Agosto de 1993 e recuperada em 2003, a Casa da Azenha abriu ao público em 2015 com uma dupla funcionalidade, acolher e informar os peregrinos e simultaneamente enriquecer a cultura e o saber patrimonial, um espaço de âmbito local que envolve a população com o seu passado, a sua história e as suas tradições.
No piso superior, funciona um help point para acolhimento e apoio aos milhares de peregrinos que todos os anos cruzam o concelho, a caminho de Santiago de Compostela e outros com destino a Fátima (ver horário de funcionamento).

No piso inferior representa-se o ciclo do pão, uma homenagem válida aos nossos predecessores que contribuíram para o desenvolvimento da actividade da moagem com vista ao fabrico do pão.
Este equipamento pretende simultaneamente enriquecer a cultura e o saber patrimonial, um, espaço de âmbito local que envolve a população com o seu passado, a sua história e as suas tradições.

A Casa da Azenha tem como missão estar ao serviço da sociedade e do seu desenvolvimento, zelando pela conservação e salvaguarda dos patrimónios e pela perpetuação da memória das vivências económicas, sociais e etnográficas.
Protege e valoriza as realidades culturais da comunidade onde está inserida, salvaguarda o património material e imaterial e defende a memória e a identidade a local.

Em Setembro de 2015, data de abertura ao publico, o engenho da Casa da Azenha voltou a funcionar e a moer milho. Isto após uma intervenção que foi feita no referido engenho.
Informações e fotos: Município de Barcelos

***********************************************
A cache:
O recipiente é de tamanho pequeno.
Contem apenas logbook e stashnote; Levem material de escrita.
Coloquem a cache no mesmo local e container bem fechado. Mantenham-na na posição correcta para prolongar a sua longevidade.
Opcional: Tirem fotos do local e publiquem juntamente com o vosso log.
E, principalmente, divirtam-se!
***********************************************
Façam CITO, se necessário.
Mas, principalmente, nunca deixe marcas da sua presença, que possam prejudicar o meio ambiente!

Pratique geocaching de forma responsável e consciente, respeitando as normas básicas de segurança. Faça-o por sua conta e risco!
Obrigado pela vossa visita!
e-mail: geo.amigosdanatureza@gmail.com