
A igreja de S. Gualter é sobejamente conhecida em Guimarães, sobretudo pela sua centralidade e esplendor arquitectónico.
São Gualter (m.c. 1259) foi um religioso franciscano enviado em missão a Portugal no inicio do Sec. XIII por São Francisco de Assis. Frei Gualter e Frei Zacarias chegaram a Portugal em 1217, para trazer a Portugal a recem criada Ordem dos Frades Menores Franciscanos.
Zacarias dirigiu-se ao sul. Gualter fixou-se em Guimarães. Frei Gualter faleceu provavelmente em 1259 e foi sepultado no primitivo convento num local chamado São Francisco o Velho (mais tarde Minhotinho).
Depois de passar por várias vicissitudes e mudanças de local, em meados do sec. XIX o altar da irmandade foi definitivamente transferida para a igreja dos Santos Passos de Guimarães (mais conhecida como igreja de S. Gualter). Em 2009 foram descobertas reliquias que se assumiram serem do santo, escondidos numa antiga imagem de roca.
Em jeito de curiosidade, as Festas Gualterianas são celebradas em Guimarães no mês de Agosto desde 1906, e quanto a S. Gualter, convém dizer que apesar da grande veneração, este nunca foi canonizado pela igreja Católica.
De referir ainda que existe uma imagem oitocentista, bastante rara, do santo no espólio da igreja.
Em redor da igreja, podem ainda visitar: monumento ao Pinheiro (festa estudantil) e o jardim do Campo da Feira, mesmo em frente á igreja.
A cache;
A cache é um container de tamanho normal, contendo inicialmente logbook com stashnote!
Fechem bem o container e recoloquem a cache da mesma forma como a encontraram, pois a sua durabilidade depende muito disso.
Levem material de escrita para registar a visita!