Caminho das “Corças”

Inserido no Caminho Real 23 (https://www.caminhoreal.pt/) , este trajeto é conhecido como Caminho das Corças.
Corça, normalmente refere-se a um animal Capreolus capreolus da família dos veados. Contudo este temos está relacionado com um meio de transporte de meteriais utilizado até ao sec. XX.
Conta a história fatual que, os residentes no pequeno lugar da Cruz da Guarda e arredores, tinham como único acesso à estrada principal, a Portela. Assim, era por este trajeto que as gentes vinham abastecer-se, transportanto os produtos eseenciais através de corças. Não só aqui, mas em por toda a ilha, estes caminhos cujos degraus têm a particularidade de serem arredondados, facilitavam o transporte das corças cuja construção rudimentar era desprovidade de motor. Com duas cordas, uma à frente e uma atrás, e dois condutores, consoante fosse pra subir ou para descer, o da frente puxava e o de traz direcionava ou o de trás puxava para travar e o da frente direcionava.
Desde 2020 que a Associação Cultural e Recretativa da Cruz da Guarda (https://www.facebook.com/profile.php?id=100068939503321&locale=pt_PT) , uma vez por ano, organiza o evento recreativo para o qual toda a população é convidade a participar, percorrendo o caminho, recordando e valorizando todas os nossos antepassados que por aqui tinham de passar.

Reportagem sobre o evento de 2025- https://madeira.rtp.pt/cultura/percurso-das-corcas-realizou-se-na-cruz-da-guarda-video/?fbclid=IwY2xjawMBiVtleHRuA2FlbQIxMQABHo5R2qI6QLU52vtfBEqpnoHWcK7YGfk7_f-hycTy-lAyXb9I7U6igqszMFMC_aem_NBoysokftvn8KEouR8lzpQ
Esta cache serve então para convidar a visita ao percurso aproveitando as vistas que oferece para o Porto da Cruz.