Challenge - Cinco Viagens à volta da Terra
Um Challenge cache (cache de desafio) exige que os geocachers encontrem um cache físico associado a um desafio adicional, conforme definido pelo proprietário do desafio. Os caches de desafios incentivam os geocachers a definir e alcançar objetivos divertidos.
O container e logbook estão nas coordenadas indicadas na listing.
-----------------------------------*-----------------------------------
A Challenge cache requires geocachers to find a physical cache associated with an additional challenge as defined by the challenge owner. Challenge caches encourage geocachers to set and achieve fun goals.
The container and logbook are in the coordinates indicated in the listing.
Sagres, promontório de agressiva beleza e austera monumentalidade, envolto em profundo simbolismo, fustigado por impiedosos ventos cujo silvo por entre as escarpas desperta alucinadas vozes de deuses esquecidos, de heróicos navegadores e aventureiros perdidos. O ribombar das ondas, escalavrando a penedia em insondáveis arabescos e profundas grutas, traz à evidência dos sentidos a indomável presença desse mar imenso, aterrador e misterioso, impulsionado pelos ventos agrestes como uma voz de fundo em eternas litanias, partilhando em oraculino sussurro os mitos e as grandezas da História. Nesse imponente proscénio da nacionalidade e sagrado altar da pátria, que a natureza talhou em figurino de imortal monumentalidade, paira ainda o mítico alor do Infante D. Henrique, solene, epopeico e majestoso. O mar agreste e vigoroso, afaga a alma e tonifica a glória do “Navegador” por entre as calmosas enseadas e os acutilantes istmos de Sagres e de São Vicente. Essa mole imensa, avivada pela grandeza da memória e evocada com sagrada reverência por sucessivas gerações, integra-se num complexo geomorfológico a que corresponde a pequena freguesia de Sagres no concelho de Vila do Bispo.

O conjunto dos vários acidentes da orla marítima que abraçam a esplendorosa península, agreste e fragosa que constitui o extremo sudoeste da costa portuguesa, foi pelo antigo nome de Promontório Sacro, ou pelo mais recente epíteto de Ponta de Sagres que aquela modestíssima povoação eternamente se consagrou nas mais refulgentes páginas da História Universal. Os ancestrais testemunhos de Éforo, Artemidoro, Estrabão, Pompónio Mela, Avieno, Plínio e outros geógrafos da Antiguidade Clássica, descrevem o alcantilado e tenebroso Cabo como sendo o “fim do mundo” ou o limite ocidental da civilização humana. O próprio Avieno, na sua Ora Marítima, dizia que ali declinava a luz sideral, reflectida num Oceano cheio de monstros, designando o local por Cabo Sacrum, visto ser assim referido num roteiro datado do século VI A.C.
Com efeito, o topónimo Sagres parece derivar do étimo latino sacris, mas da mesma origem terá certamente nascido a palavra Sacrum, traduzível por sagrado, numa clara alusão ao espírito de sacralidade que desde tempos imemoriais envolve aquele promontório. No horizonte do Cabo espraiava-se um inóspito deserto de água, que inundava a credulária imaginação dos povos com abomináveis monstros marinhos. Dali por diante campeava o medo e sobressaía o mito. Invocavam-se os deuses protectores para aplacarem os maus desígnios e reverterem o destino dos frágeis mortais.Talvez por isso ali tivessem existido santuários de Herácles e de Cronos e se pronunciassem preces ao fabuloso Saturno. Ali vinham os deuses conferenciar, ali... reinava a força do mito.
Na opinião do maior matemático português do séc. XVI, Pedro Nunes, as descobertas marítimas não foram obra do acaso e muito menos do prazer da aventura. Pelo contrário, foram o resultado de um risco calculado com assento no trinómio conhecimento-aplicação-reformulação, embasado nos “princípios certíssimos da matemática” e no desenvolvimento científico e tecnológico da época. Com efeito, a invenção do leme central, a introdução da bússola e a utilização de portulanos facilitou a substituição da tradicional navegação de cabotagem, dando lugar ao afastamento da linha do horizonte e às viagens de longo curso. O incremento da construção naval, o emprego da vela triangular ou latina e o aperfeiçoamento da caravela de três mastros, possibilitaram não só o aumento da tonelagem média das embarcações, como ainda lhes introduziram uma grande mobilidade de manobra, o que veio facilitar a navegação à bolina. As relações, mantidas desde longa data, com a cultura islâmica e judaica contribuíram para o desenvolvimento científico nos reinos cristãos do Sul da Península, especialmente nos domínios da Astronomia e da Matemática.
À Espanha hebraico-muçulmana se ficou a dever o aperfeiçoamento do astrolábio, a aplicação náutica das tábuas toledanas, os Libros del Saber de Astronomia, mandados compilar por Afonso X, e o Libro del Conoscimento, escrito nos meados do séc. XIV, sendo estas duas obras de primordial importância para o conhecimento geográfico da Europa e da África. Parecem pois acertadas e absolutamente credíveis as palavras de Pedro Nunes quando atribui o sucesso da expansão marítima à premente subsidiarização científico-tecnológica utilizada pelos nossos argonautas: “manifesto é que estes descobrimentos de costas, ilhas e terras firmes não se fizeram indo a acertar, mas partiram os nossos mareantes muito ensinados e providos de instrumentos e regras de astrologia e geometria, que são as cousas de que os cosmógrafos hão-de andar apercebidos”.

No século XV, iniciou-se o grande ciclo dos Descobrimentos Portugueses, que veio trazer profundas modificações não só à sociedade portuguesa mas um pouco por todo o mundo, ao promover o contacto entre continentes, culturas e civilizações Também devido à sua posição privilegiada, o Algarve desempenhou um importante papel nos primeiros anos dos Descobrimentos Portugueses. O auge dos Descobrimentos foi atingido com a chegada de Vasco da Gama à Índia em 1498, e o início da colonização do Brasil em 1500. Antes em 21 de Agosto 1415 é conquistada Ceuta Em 1419, o Infante D. Henrique saiu da corte e instalou-se em Sagres, onde iniciou os seus planos para a futura expansão ultramarina portuguesa. Nesse ano, foi descoberta a Ilha da Madeira e em 1427 as Ilhas dos Açores.
Esta cache visa prestar um tributo a todos esses homens e mulheres, que nós deram a conhecer outros mundos e uniram varias culturas e civilizações.
<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<*>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
Seguindo essa ideia, para poder registar o "found" é necessário que cumpra o requisito deste "challenge":
Ter percorrido pelo menos a distancia equivalente a cinco viagens em volta da terra (200375 Km), isto é, o somatório da distância percorrida em todas as caches encontradas ser superior a 200375 Km.
Para verificar se cumpre o requisito utilize o "checker" abaixo.
Atenção!! Caso o Geocacher nao cumpra o desafio, o registo será excluido sem pré aviso!!
-----------------------------------*---------------------------------
Following this idea, in order to register the "found" it is necessary that it fulfills the requirement of this "challenge"::
Have traveled at least the distance equivalent to five trips around the Earth (200375 Km), that is, the sum of the distance traveled in all the caches found is greater than 200375 Km.
To verify that you fulfill the requirement use the "checker" below
Attention!! If Geocacher does not meet the challenge, registration will be excluded without notice!
