O Caima é um rio português que nasce na Serra da Freita, na freguesia de Albergaria da Serra, a uma altitude de cerca de mil metros. Pouco depois da sua nascente, este forma uma queda de água com mais de sessenta metros de altura, que dá pelo nome de Frecha da Mizarela. No seu percurso, passa por Vale de Cambra, atravessa o concelho de Oliveira de Azeméis, indo desaguar na margem direita do Vouga, junto da povoação da Sernada do Vouga.
Têm de comprimento 50 K, Área da bacia 196 km⊃2;. O Caima teve um papel muito importante na freguesia de Ossela. A água do rio era usada para regar e fertilizar os campos de cultivo. Este rio é muito rico em biodiversidade chegando a ser considerado um dos melhores rios truteiros do país.
Biodiversidade que se pode encontrar: Barbos, Bordalos, Escalos, Bogas, Trutas arco-íris, Enguias.
Esta cache pretende dar a conhecer algumas das pontes existentes na freguesia de Ossela, Oliveira de Azeméis. A ideia destas caches é levar a conhecer um pouco de um rio que tanto nos deu e nós nada fizemos para o preservar.
O município de Oliveira de Azeméis reabilitou a Ponte Nova de Ossela em 2025
Estava em causa trabalhos necessários para reforçar a estrutura e a repavimentação do piso
Ponte restaurada.

A Ponte Nova é uma ponte muito antiga e uma grande obra de engenharia tendo em conta a época em que foi construída. Encontra-se em perfeitas condições de utilização e foi totalmente renovada no ano de 2025.
Ponte com tabuleiro inclinado sobre dois arcos iguais de volta redonda de cantaria de granito com talhantes e talha-mares no pilar central e nos encontros.