Canelas (Vila Nova de Gaia)
Canelas é uma vila portuguesa sede da Freguesia de Canelas do Município de Vila Nova de Gaia, freguesia com 6,901 km⊃2; de área e 13918 habitantes (censo de 2021), tendo, assim, uma densidade populacional de 2 016,8 hab./km⊃2;.
A povoação de Canelas foi elevada à categoria de vila em 1988.
Canelas é uma localidade dotada de bons acessos, de instituições bancárias, postos de abastecimento, de estabelecimentos de ensino desde o pré-escolar até ao ensino secundário, correios e GNR. Trata-se de uma terra com muitos recursos agrícolas.
Muitos tijolos e telhas com que foi construido o Convento de Mafra foram produzidos com o barro das terras de Canelas.

Vila d'Este
Vila d'Este é uma grande urbanização com 17 mil habitantes. localizada na freguesia de Vilar de Andorinho, concelho de Vila Nova de Gaia, Portugal.
Vila d'Este foi construída entre 1976 e 1982, à margem da A1, na tentativa de responder à enorme procura de habitação a preços económicos nesta zona do Grande Porto. A urbanização conta com um total de 109 edifícios distribuídos por 18 blocos, com 2 085 habitações e 76 espaços comerciais.
Os dados estatísticos mais recentes indicam que Vila d'Este tem mais residentes do que cerca de oito dezenas de cidades portuguesas, algumas das quais não chegam a ter sequer metade da população residente desta urbanização.
Com o passar dos anos, Vila d'Este foi-se degradando, tanto mais que a qualidade construtiva geral da urbanização deixa muito a desejar. Para promover a reabilitação urbana e paisagística da urbanização, foi criada em 2003 uma associação de proprietários que tem reivindicado uma série de melhorias que, em parte, têm vindo a ser introduzidas.
Um estudo preparado pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto para a Metro do Porto, apresentado em Dezembro de 2007, recomenda o prolongamento da Linha Amarela do metro da Avenida da República até Vila d'Este.

Para as coordenadas finais terás de te deslocar até às coordenadas publicadas, onde encontrarás a Capela do Senhor do Calvário. Em cima da porta tem um ano. A soma dos 4 dígitos dessa data será o teu A, que vais substituir na primeira fórmula para chegares ao acesso ao GZ e na segunda para as coordenadas finais:
N 41° 05.(970 - A)′ W 8° 35.(124 + A)′
N 41° 05.(985 - A)' W 008° 35.(142 + A)'