A aldeia da Mó localiza-se na União de Freguesias de Sobreira Formosa e Alvito da Beira, no concelho de Proença-a-Nova, pertencente ao distrito de Castelo Branco. É uma pequena localidade com cerca de 22 habitantes.
📍 Destaques e Curiosidades:
- Reconversão Agrícola: É a primeira aldeia do concelho a beneficiar de apoio municipal para transformar áreas florestais em zonas agrícolas, através do projeto "Condomínio de Aldeia", visando a proteção contra incêndios.
- Proximidade à Barragem: A aldeia batizará um dos projetos públicos mais importantes da região, a Barragem do Alvito, prevista para o Rio Ocreza, que servirá como reserva estratégica e catalisador turístico.
- Turismo e Lazer: Encontra-se próxima de percursos pedestres, como o PR5 - Rota das Recanteiras, que percorre as paisagens da Ribeira do Alvito.
☀️ O que visitar nas proximidades:
- Praias Fluviais: A região da Beira Baixa oferece opções como a Praia Fluvial do Sesmo (Castelo Branco) e praias em Proença-a-Nova como a da Froia ou Malhadal.
- Aldeias do Xisto: Pode explorar aldeias típicas próximas como Sarzedas ou Martim Branco, que preservam o casario tradicional e fornos comunitários.
- Património em Castelo Branco: A cerca de 40-50 km, pode visitar o Jardim do Paço Episcopal e o Museu Cargaleiro.