The Wolf Trap (Vila Real) Traditional Cache
The Wolf Trap (Vila Real)
-
Difficulty:
-
-
Terrain:
-
Size:  (regular)
Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions
in our disclaimer.
Take a chance on the wolf playground! Aventure-se nos terrenos do lobo!
Follow the road Vila Real – Chaves (N2).
10 Kms after you will find a sign “Vilarinho da Samardã”, if you turn here when you reach the spot ( N 41º23.904; W 07º42.164 ) you will find a house where Camilo Castelo Branco a great portuguese writer lived “the best years of his life”.
Return to the N2 road heading north and 1 Km ahead you will find a new sign “Samardã” ( N 41º23.827; W 07º42.090 ).
Turn left here, and soon you will turn left again at the sign “Fojo do Lobo” ( N 41º23.962; W 07º42.257 ).
Now follow your GPS to the cache by this “not so nice” forest track, with necessary precaution a regular car can do it.
The Cache:
Regular sized, green cover marked Geocache
Includes:
- log book & pen
- documents
- measuring tape
- pencil eraser
- pencil sharpener toy
- two alcaline batteries
Note: Please DO NOT damage the stone wall, the cache is NOT there
Good luck!!! (BEWARE with the wolf)
See a MAP of the location of other caches in Portugal
Quem segue a actual estrada que liga Vila Real a Chaves encontra, sensivelmente a dez quilómetros do ponto de partida, um cruzamento com uma tabuleta a indicar a aldeia de Vilarinho da Samardã.
Pode virar aqui e seguir até ( N 41º23.904; W 07º42.164 ) vai encontrar a casa onde Camilo Castelo Branco viveu “Os melhores anos da sua vida”.
Depois regressando à estrada de Chaves e seguindo para norte cerca de um quilómetro, entra-se num cruzamento à esquerda, em direcção à aldeia da Samardã ( N 41º23.827; W 07º42.090 ).
Logo à frente, ainda à esquerda, há um estradão florestal ( N 41º23.962; W 07º42.257 ) siga por este caminho (não é necessário um 4x4, apenas algum cuidado) que vai dar a uma autêntica maravilha etnográfica que se chama o Fojo do Lobo da Samardã e à respectiva cache.
Boa Sorte!!!
O Fojo do Lobo é uma cerca de pedra com 66 por 43 metros, respectivamente de diâmetro maior e menor. O muro, a que mais propriamente chamaríamos "muralhas", tem uns três metros de altura. Da parte exterior, é levemente inclinado, para ser fácil de subir. Mas na face de dentro é vertical e terminado com lajes que fazem um rebordo saliente de forma que é impossível de transpor. No lado ocidental, rente ao solo. há um buraco suficientemente grande para que por ele passe uma cabra ou uma ovelha.
O Fojo está situado na vereda dos rebanhos que de manhã sobem a serra e a descem à noite. Há algumas décadas, os lobos eram muitos. Esfaimados, seguiam os rebanhos, na finalidade instintiva de apanharem alguma rês que se ficasse para trás, longe da vista do pastor e dos mastins. Então a inventiva humana concebeu um estratagema. Os pastores aproveitavam uma cabra ou uma ovelha, animais doentes e, por isso, impróprios para consumo humano, metendo a infeliz rês no supradito buraco do muro. Tapavam-no com uma pedra. E ali deixavam a triste, sozinha, dando estrídulos berros. Qualquer lobo que varejasse nas vizinhanças, ao ouvir as lancinantes vozes caprinas ou ovinas, acorria pressuroso, saltava para dentro do muro com toda a facilidade, e regalava os colmilhos na desventurada rês.
Mas jamais conseguia saltar para fora!
Na manhã seguinte, quando os pastores passavam novamente em direcção à serra, se não ouvissem os berros do animal prisioneiro, já sabiam que havia lobo no Fojo. Mandavam recado aos caçadores. E aí vinham eles com "armas de esporeta" e espingardeavam o intruso. Durante os dias seguintes, ia um grupo pelas aldeias vizinhas, com o lobo atravessado no lombo de um burro. E toda a gente dava ovos ou salpicões, para o caçador e o pegureiro fazerem suculenta comezaina.
Camilo Castelo Branco conta, num dos seus livros, que um dia, ao passar junto do Fojo, numa surtida cinegética, viu um lobo dentro e desfechou-lhe um tiro. A fera, que já estava razoavelmente mal-humorada, arreganhou-lhe tão furibunda dentuça que ele não foi manco pela encosta abaixo.
A Cache:
É de tamanho regular com tampa verde, e contém:
- Log book + caneta
- Documentação
- Fita métrica
- Borracha
- Duas pilhas alcalinas
- Brinquedo afia lápis
Nota: Não destrua o monumento ao procurar esta cache, ela NÃO está no muro de pedras.
Espero que se divirtam! (Mas cuidado com o LOBO!!!)
Additional Hints
(Decrypt)
C: N pnpur rfgá ahz ohenpb qr hzn ebpun, rfgr ohenpb rfgá gncnqb pbz qhnf crqenf.
R: Pnpur vf vafvqr n ubyr ba gur fgbar, ubyr vf pbirerq ol gjb ebpxf.