Skip to Content

Multi-cache

Água e Gelo [Castanheira de Pêra]

A cache by Baunilha & Chocolate Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 12/9/2004
In Leiria, Portugal
Difficulty:
3.5 out of 5
Terrain:
3.5 out of 5

Size: Size: regular (regular)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Água e Gelo - Castanheira de Pêra - Leiria

Localização

Esta cache irá levá-lo ao topo da Serra da Lousã, na freguesia do Coentral, concelho de Castanheira de Pêra. A carta militar M888 correspondente é a 252.
Para chegar à freguesia do Coentral, utilize a estrada que liga Castanheira de Pêra à Lousã.
Castanheia de Pêra Coentral

Microcache: Os Poços de Neve

História

Poço de Neve
Poço de Neve
Estamos hoje de tal forma habituados ao conforto dos tempos modernos, que nos poderá parecer estranho que algo tão banal como o frígorifico tenha sido inventado apenas à 100 anos. Antes disso, no entanto, já eram bem conhecidas e apreciadas as capacidades de refrigeração do gelo e da neve. Na impossibilidade de se produzir gelo em casa, surgiram fábricas de gelo no local onde ele poderia ser naturalmente produzido e mantido: as frias, inóspitas e distantes serras.
Esta microcache irá levá-los aos três poços de neve que restam do antigo Neveiro Real. Dois deles são octogonais e o terceiro é circular. Estão cobertos por abóbadas de pedra e todo o conjunto foi edificado com a pedra negra da região. Cada poço tem uma só porta, estreita, virada para Nascente, para evitar que quando o sol é mais forte, possa entrar pela estreita porta e derreter a neve ali guardada.

Durante todo o Inverno, as mulheres e os garotos apanhavam a neve para umas cestas que eram depois baixadas pelos homens até ao fundo dos poços, sendo ali despejada e calcada com pesados maços de madeira. Isolada pelas frias paredes de pedra, coberta com fetos e palha, o gelo assim se conservava até ao Verão, altura em que era penosamente transportada para a Corte.
Três ou quatro blocos de gelo eram recortados dos poços, envolvidos em palha e sarapilheira, carregados em carros de bois, e dessa forma percorriam os tortuosos caminhos da Serra até Constância, onde passavam então à via fluvial que os levaria a Lisboa. Este transporte da neve era assistido por protecções legais, que obrigavam os povos dos lugarejos encontrados pelo caminho a repararem ou substituírem, com rapidez, as carroças danificados. Atestam os documentos que el-Rei mandava "passar ordens a todas as autoridades civis e militares para facultarem ao arrematante, para a condução do gelo, carros, pessoal e barcos, bem como mantimentos, tudo pelos preços comuns ou correntes que fossem justos (...) e todos, nesse particular, deviam prestar coadjuvação ao arrematante; podendo qualquer oficial de Justiça ou autoridade militar, mesmo fora do distrito da sua jurisdição, embargar quaisquer transportes que se tornassem indispensáveis para a referida condução da neve". 
Ribeira do Quelhas
Vale da Ribeira das Quelhas

Estrada Gelada
Estrada gelada
 Cerca de 1782, a neve era vendida, em Lisboa, no botequim onde hoje se situa o café "Martinho da Arcada". Este foi sucessivamente conhecido por Casa da Neve, Casa do Café Italiana, Café do Comércio e Café Martinho, sendo esta última designação proveniente do facto de ter sido seu proprietário um tal Martinho Rodrigues, que, em 1810, foi contratador da Neve do Coentral. Esta casa tinha então um depósito de neve na Travessa da Parreirinha (próximo do Teatro de S. Carlos). Há notícia da existência em Lisboa, de outros poços destinados a armazenar a neve. Houve poços no bairro da Graça e até a torre Norte do Castelo de S. Jorge, do lado da Calçada de Santo André, sofreu obras para ser transformada em depósito de neve.

Como chegar

Na freguesia do Coentral encontrará indicações para os Poços de Neve e Santo António da Neve, pelo que será fácil ali chegar. Alertamos, no entanto, para os perigos do caminho. A estrada, estreita e em mau estado encontra-se junto a uma ravina bastante íngreme, sem qualquer protecção. Para dificultar um pouco as coisas, encontra-se regularmente gelo na estrada: cuidado!
Uma vez no local, a vista é de cortar a respiração. Ali, terá a região centro a seus pés, sendo provavelmente o horizonte mais espetacular, aquele de onde se avista o branco da Serra da Estrela.

Cache Final: Ribeira das Quelhas

Como chegar

Regressando ao Coentral, procure estacionar junto a N40º 03.788, W 008º 10.375, logo após o cabril comunitário. Aí encontrará um trilho, junto à margem esquerda da ribeira, que o levará até à cache final. Será necessário atravessar a ribeira algumas vezes, saltitando de pedra em pedra, procurando o caminho mais fácil.
Atenção: algumas zonas deste percurso poderão ser perigosas, particularmente para crianças. É preciso "trepar" algumas rochas que no Inverno poderão estar escorregadias. Não é preciso, no entanto, qualquer equipamento especial - apenas alguma ginástica e um pouco de cuidado.
Cascata
Cascata na Ribeira das Quelhas
Para chegar à cache, precisará dos valores de A e B que se encontram na micro. As coordenadas para a cache final serão:

N40º 03.(586+A), W008º 10.(B-158)

Galeria Fotográfica

olharapo
olharapo. FTF!
maillart
maillart
Geógrafo
Geógrafo
joaocardoso
joaocardoso

McPenha
McPenha
Jdmarques
Jdmarques
ver mais...

Additional Hints (Decrypt)

Zvpebpnpur: ab cevzrveb qbf cbçbf bpgbtbanvf, whagb à cnerqr ivenqn cnen b bhgeb cbçb. N prepn qr qbvf cnyzbf qb gryunqb r n 4 cnyzbf qn rkgerzvqnqr qn rfdhreqn. Greá dhr yrinagne hznf crqenf fbygnf qn cnerqr.

Pnpur svany: Fhon n rapbfgn à rfdhreqn qn pnfpngn tenaqr. N pnpur rapbagen-fr whagb à onfr qr hz neohfgb.

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)



 

Find...

170 Logged Visits

Found it 133     Didn't find it 7     Write note 24     Needs Maintenance 3     Owner Maintenance 3     

View Logbook | View the Image Gallery of 280 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated: on 10/3/2017 4:05:56 AM Pacific Daylight Time (11:05 AM GMT)
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page