P.
Em Alcobaça, a quatro quilómetros da localidade de Maiorga, encontra-se o Mosteiro de Santa Maria de Coz (N 39º 36,141 W 008º 57,374), também conhecido por Convento de Coz.
As suas origens remontam ao séc. XII, época em que o Mosteiro de Alcobaça adquire propriedades em Coz. Seria pela mão do Abade de Alcobaça, D. Fernando, que o convento inicial seria construído, destinando-se a acolher as viúvas que queriam levar uma vida religiosa.
Durante os dois séculos seguintes o Mosteiro fica sob protecção régia, nos reinados de D. Dinis, D. Pedro I e D. Fernando. Épocas em que o Mosteiro se foi deteriorando, não sofrendo qualquer intervenção. Mas, em 1519, a abadessa alerta para o estado de decadência do edifício e consegue que se realizem obras, nomeadamente muros, paredes estruturais e coberturas. Crê-se que foi nesta altura que foi também construído o portal manuelino, que dava acesso ao coro das freiras. Este coro tem as paredes forradas de azulejos do fim do séc. XVII e é coberto, à semelhança do corpo da igreja, por um tecto de caixotões pintados, formando uma ampla abóbada de berço de tons escuros, que contrasta com o azul brilhante dos azulejos.
Entre os anos de 1560 a 1562, o Abade, Cardeal-Infante D. Henrique, promove novas obras. São então construídos o dormitório, o claustro e a igreja, onde hoje está a Capela de Nossa Senhora do Carmo. Cerca de cem anos depois é construído o novo claustro e o retábulo da capela-mor. Este esplendoroso retábulo barroco, de talha dourada, tem uma imagem de Nossa Senhora no topo e, na tribuna, em baixo, a Sagrada Família, ladeada, entre colunas salomónicas, pelas imagens de S. Bernardo e S. Bento.
Em 1776, o Abade D. Manuel de Mendonça, ordenou a construção do novo dormitório, com quatro celas em dois andares, bem como a casa para residência dos padres. A partir desta data o Mosteiro não iria receber mais obras, com a excepção do sino, e iniciava a sua decadência.
Em 1834 o Mosteiro é encerrado e as instalações conventuais vendidas, passando a igreja a estar ao serviço da paróquia. A proximidade do ribeiro e a deterioração do convento, levaram a sucessivas inundações e à degradação dos objectos no seu interior.
O espaço foi mais tarde reabilitado e pode hoje ser visitado.
E.
In Alcobaça, four kilometres away from Maiorga, we find the Monastery of Santa Maria de Coz (N 39º36,141 W 008º 57,374) also known by Convent of Coz.
Its origins go back to the twelfth century, when the Monastery of Alcobaça acquired some land at Coz.
By the hand of the Abbot of Alcobaça, D. Fernando, the convent has begun its construction with the purpose of welcoming widows that wanted to lead a religious life.
During the two successive centuries the Monastery was placed under the king protection, mainly during the King D. Dinis, king D. Pedro I and king D. Fernando’s reigns, times that witnessed the Monastery deterioration without suffering any intervention.
In 1519, the Abbess alerts to its decadent and repairs were made to the walls, structural walls and ceilings.
It is also believed that it was at this time that the manueline portal, which gave access to the nuns Choir, was built. This choir has the walls lined with late seventeenth century and it is covered by a ceiling with painted boxes, formed by a wide vault of cradle in dark colours that contrasts with the bright blue of its tiles.
From 1560 to 1562, the Abbot, “Cardeal-Infante” D. Henrique, promotes new works. The dormitory, the cloister and the church are then built at the exact place where the chapel of Our Lady of Carmo is located. About 100 years later the new cloister, the retable and the Main Chapel were also built.
This magnificent baroque retable, of golden wood, has a image of N.ª Sr.ª do Carmo (Our Lady of Carmo) at the top and, at the Tribune, below, the Sacred Family, sided, between solomonic columns, by the images of S. Bernardo and S. Bento.
In 1776, the Abbot D. Manuel de Mendonça ordered the construction of the new dormitory with four cells in two floors, as well as the house that served as priests’ residence. From this date forward the Monastery was left to its decadence, with the exception of a new bell, no other repairs were done to the building.
In 1834, the Monastery is closed and the convent settlements sold. The church passed on to be at the parish’s service.
The proximity to the small river and the convent’s deterioration lead the successive floods and the degradation of the objects presently at its inside.
The space was later on rehabilitated and now it can be visited.