Skip to Content

<

Candeeiros [Rio Maior]

A cache by HDV Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 5/15/2005
Difficulty:
2.5 out of 5
Terrain:
2.5 out of 5

Size: Size: regular (regular)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


ABRIDGED ENGLISH VERSION

This cache will take you on a panoramic tour (around 10 KM) along the top of Serra dos Candeeiros. You will find an excellent view along with other points of interests.

To get there look for the crossroads at 39º 22.086N 8º57.833º (South access) or 39,27.458N 8,54.260O (North access).

For further details in English please email me. You can also try this automatic translation.




VERSÃO EM PORTUGUÊS

 

1 – ENQUADRAMENTO / O «PASSEIO»

1.a) Paisagem & património natural

Esta cache propõe-lhe um passeio pela estrada panorâmica existente ao longo do topo da Serra dos Candeeiros, abrangendo os concelhos de Rio Maior e Alcobaça, numa extensão de cerca de uma dezena de quilómetros. O interesse é sobretudo panorâmico e paisagístico; englobando a vista, para além do coração do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros (PNSAC), uma extensão em redor que vai de Vila Franca de Xira e do Barreiro a Santarém e a Torres Novas, passando por Montejunto, Peniche, as Berlengas, a Nazaré, Pataias e o pinhal de Leiria até por alturas da Marinha Grande… Terá ainda vistas privilegiadas sobre as cidades de Rio Maior e Alcobaça e a generalidade dos respectivos municípios.

 

1.b) Outros pontos de interesse

Para além da fauna, da flora e do tranquilidade que poderá exprimentar, ao longo do caminho, se optar por o fazer na sua totalidade, cruzar-se-á com alguns pontos de eventual interesse, dos quais destacamos:

1 - Conjunto Moinho da Maia / Moinho do Avô Tó / Casa do Moleiro (procure as placas indicativas no acesso em: 39º 21,9110 N 8´57,5480 O).
2 – Acessos aos percursos Pedestres PR1 e PR2 marcados pelo PNSAC (38º 25,5540 N 8º 55,4910 O e 39º 25,0110 N 8º 56,0350 O).
3 – Lagoa artificial (39º 25,5874 8º 55,5680 O).
4 – Cruzeiro (curioso monumento erigido em 1946 com fundos de 3 paróquias para agradecer a Salazar - perdão… à Virgem - ter evitado a entrada de Portugal na II Guerra Mundial (39º 26,0051 N 8º 55,3740 O).
5 – Pelo menos dois marcos geodésicos de dimensão e importância variáveis.
7 – Inúmeras antenas de comunicações e mais de duas dezenas de aerodínamos.
8 - Parque de Merendas da Portela das Cruzes (39º 27,4580 8º 54,2600 O).

Nota: Alguns destes waypoints, tal como os cruzamentos de acesso, constam neste ficheiro .wpt que pode descarregar.

 

1.c) ACESSOS / COMO CHEGAR

As cartas militares relevantes são a 327 e a 339 (embora algo desactualizadas).

A estrada que vai percorrer é bastante antiga; não obstante, com a construção recente de um parque eólico o pavimento foi melhorado, tornando-a mais acessível. Ainda assim, se optar por fazer a integra do percurso fará cerca de 8 quilómetros em estrada de terra batida, a qual, contudo, apresenta uma qualidade suficiente para poder ser feita por qualquer veículo ligeiro sem dificuldade.

A via panorâmica tanto pode ser percorrida de Sul para Norte como o inverso. Descrevemos de seguida, nos seus extremos, os entroncamentos que deve procurar.

Acesso Sul – Cruzamento com a antiga Estrada Nacional 1, na zona do Alto da Serra, num entroncamento situado em frente ao armazém de Móveis Colina (39º 22.086N 8º57.833O). Aí pode encontrar as placas indicativas (apontando no sentido Este, para a Serra) dos «Moinhos do Maia», «Moinho do Avô Tó» e «Casa do Moleiro», bem como a placa «PNSAC» (ver fotos). Seguir na estrada sempre em frente, o único ponto que pode oferecer alguma dúvida situa-se na bifurcação junto a uma pedreira (39,24.094N 8,56.477O ) aí siga pela esquerda (a estrada passa de alcatrão a terra batida).
Nota: A antiga Estrada Nacional 1 diverge, paralelamente, a Este, do traçado do actual IC2 na zona de Rio Maior. Se vem pelo actual IC2, deverá assim virar no cruzamento, em 39,22.469N 8,57.827O – (a cerca de 200 metros a Nordoeste do entroncamento descrito anteriormente).


Leg: Acesso Sul. Rio Maior - Alto da Serra; cruzamento com a antiga N1 (clique nas imagens para as ver no tamanho original).

Acesso Norte – Cruzamento com a estrada que vai da localidade de Casal Vale Ventos para a localidade dos Casais Monizes (em 39,27.458N 8,54.260O), junto ao Parque de Merendas da Portela das Cruzes, aí vire à direita (direcção aprox. Oeste), pela estrada de terra batida. Para além do parque de merendas o local é fácil de identificar pelo grande painel de azulejos com o mapa do PNSAC (ver fotos - ATENÇÃO O PAINEL FOI REMOVIDO!).
Nota: é possível chegar a Vale de Ventos tanto por Nordeste, vindo de Arrimal, com por Sul, vindo dos Casais Monizes, como, finalmente, por Oeste, vindo do IC2. Neste último caso, fique atento ao cruzamento (em 39,28.849N 8,56.196º, junto à localidade de Covão do Milho) onde encontrará e deverá seguir a placa em madeira indicativa das «Casas de Abrigo de Vale Ventos» e «Parque de Campismo de Arrimal» (serra acima, a estrada é de alcatrão mas mal conservada).


Leg: Acesso Norte. Cruzamento junto ao Parque de Merendas da Portela das Cruzes, na estrada entre Casal Vale Ventos e os Casais Monizes (clique nas imagens para as ver no tamanho original).

 

2 – A CACHE

A cache consiste num recipiente plástico de forma oval, envolto num «clássico» plástico negro.

Conteúdo inicial:
. Logbook
. Stashnote
. Lápis e afiadeira
. Porta-chaves Bongo
. Porta-chaves com motivo em metal
. Ovo tipo Kinder Surpresa com brinquedo
. Berlinde
. Conjunto de argolas de reforço coloridas
. Moeda de vinte escudos
. Panfleto turístico do concelho de Alcobaça

 

3 – OUTRAS CACHES NA ZONA

O caminho descrito supra para acesso à cache «Candeeiros» constitui nomeadamente - e sem prejuízo nem demérito das demais na proximidade - um excelente «corredor» entre a cache «Água e Sal» (a Sul) e as caches «Espiral da Lua», «Cache Memory » e «Portela do Vale Espinho» (a Norte) e vice-versa entre estas e a primeira.

 

4 – LIGAÇÕES ÚTEIS

Página oficial do PNSAC na pág. do ICN (requer o plugin shockwave)
Pág do concelho de Porto de Mós no orelhas.pt
Pág. do concelho de Alcobaça no orelhas.pt
Roteiro de Rio Maior na pág. do jornal regional
Região de Turismo Leiria/Fátima
Tintafresca.net (agenda cultural regional - ver secção «Radar»)


Would you like to know more about Geocaching in Portugal?
Join the discussion group and visit Geocaching@PT

Additional Hints (Decrypt)

CG: Pboregn cbe crqenf, qronvkb qr hzn ebpun - ab ntybzrenqb baqr rfgnf fãb znvf nygnf.
RAT: Pbirerq ol fgbarf, haqrearngu n ebpx - jurer gurfr ner uvture.

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)



 

Find...

296 Logged Visits

Found it 289     Write note 7     

View Logbook | View the Image Gallery of 71 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.