Traditional Geocache

Mafra Real

Hidden : 8/5/2005
In Lisboa, Portugal
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1 out of 5

Size: Size: regular (regular)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Mafra, sede de um dos maiores concelhos da região de Lisboa, é uma vila cheia de história e estórias, de reis e rainhas, conquistas e reconquistas, desde os primórdios da antiguidade, até aos nossos dias…

Expoente máximo da presença da cultura erudita, o Palácio Nacional de Mafra é, simultaneamente, um dos mais imponentes monumentos de Portugal, surpreendendo o olhar do visitante pela projecção que alcança na paisagem.

O espaço que o envolve, nomeadamente o Jardim do Cerco e a Tapada Nacional de Mafra, conferem-lhe ainda uma maior graciosidade e interesse.

O Palácio Nacional de Mafra, um dos mais importantes monumentos do Barroco em Portugal, símbolo do reinado absolutista de D. João V, surpreenderá o olhar do visitante pela projecção que alcança no horizonte.

Mandado erguer em 1711, desconhece-se, no entanto, se a origem da sua construção está ligada ao cumprimento de um voto que o Rei teria feito para obter sucessão, ou se para curar uma grave enfermidade de que padecia. A procura de rochas ornamentais para a sua construção foi a grande impulsionadora dos núcleos de pedreiras da zona de Pêro Pinheiro, ainda hoje activos.

Das suas 1200 divisões realce para a Biblioteca, uma das mais importantes e magníficas do séc. XVIII, com um acervo de cerca de 35 mil volumes, emoldurada por um esplendoroso cenário de talha; para o Convento, que constitui um património religioso ímpar no nosso país; para a Basílica, obra prima da arquitectura setecentista, sendo que não existe em Portugal melhor colecção de estátuas italianas do segundo quartel do séc. XVIII, nem no mundo um conjunto sonoro de seis órgãos, para os quais possui partituras que só aqui podem ser executadas; e para os famosos Carrilhões, conjunto único no mundo pelas suas dimensões e beleza do seu mecanismo.

A Tapada Nacional de Mafra, criada no reinado de D. João V, após a construção do Convento, como parque de lazer para o Rei e a sua corte, possui 819 hectares integralmente protegidos por um muro histórico com 21 Km, o que por si só constitui uma raridade.

A floresta ocupa quase a totalidade do espaço (apesar da devastação provocada pelos incêndios de 2003 e 2005) e nela vivem em total liberdade populações de gamos, veados, javalis e diversas espécies da fauna selvagem.

Na Tapada encontram-se, também, os sinais marcantes da passagem dos soberanos, tendo sido frequentemente utilizada por D. Luís e D. Carlos nos seus retiros para caça e lazer. Surgem, assim, o Chalé ou Pavilhão de Caça, a Casa de Campo (Turismo Rural) e mais, tarde, o Pavilhão de Eventos (Organização de encontros e festas).

A harmonia entre a Natureza e a História são uma garantia em todas as visitas à Tapada, estando sempre presente tanto nos passeios pedestres, como na viagem em comboio articulados, ou ainda a cavalo ou de bicicleta.

O Jardim do Cerco, construído e traçado entre o Palácio e a Tapada, tem o potencial único de articular estes dois valores - arquitectónico e ecológico - constituindo-se como uma importante charneira entre o património histórico construído (o Convento e a Vila) e o património natural e rural (a Tapada e a região envolvente).

Como jardim barroco, com as respectivas características de jogos de água com cascatas e lagos e caminhos largos propícios à conversa e à contemplação, pretende incentivar o visitante aos longos passeios, onde poderá apreciar toda a sua beleza e recriar tempos passados, neste lugar mágico.

 

A cache

Esta cache encontra-se escondida dentro do Jardim do Cerco, no espaço florestal por trás do parque infantil.

O jardim tem entrada livre e o seguinte horário:
9h00 às 17h00 - (Outubro a Março)
9h00 às 19h - (Abril a Setembro)

O jardim é bastante frequentado pelos habitantes da região e por turistas, pelo que será conveniente ser discreto na busca, apesar de a cache estar localizada numa zona relativamente recôndida, no meio de uma mancha de árvores.

A cache está escondida num cepo de uma velha árvore que foi cortada, tapada com umas pedras. Apesar de a cobertura das árvores prejudicar bastante o sinal de GPS, a cache não deverá ser muito difícil de encontrar, porque as alternativas não são muitas.

Caso repare que as coordenadas estão muito desviadas do local da cache, agradeço que me contacte.

Espero que tenha um passeio agradável!
Obrigado pela visita.

Referências/References:

http://www.cm-mafra.pt/turismo/mafra_real.asp


Quer saber mais sobre o Geocaching em Portugal?
Adere ao grupo de discussão e visita os sites Geocaching@PT,
GeoPorStats
e os mapas com a localização das caches portuguesas

Would you like to know more about Geocaching in Portugal?
Join the discussion group and visit Geocaching@PT,
GeoPorStats and the maps with the location of the portuguese caches

 

Additional Hints (No hints available.)

 

Find...

1,508 Logged Visits

Found it 1,373     Didn't find it 52     Write note 48     Needs Archived 1     Temporarily Disable Listing 3     Enable Listing 3     Publish Listing 1     Needs Maintenance 21     Owner Maintenance 5     Post Reviewer Note 1     

View Logbook | View the Image Gallery of 366 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated: on 3/10/2017 9:17:02 PM (UTC-08:00) Pacific Time (US & Canada) (5:17 AM GMT)
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum