Skip to Content

This cache has been archived.

PauloJota: Penso que esta cache cumpriu a sua função e está na hora de a arquivar. Desde 2005 activa, com umas interrupções pelo meio, deu a conhecer este local.
11 anos! Obrigado a todos que a visitaram!

More
<

Bridge [Matosinhos]

A cache by PauloJota Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 10/8/2005
Difficulty:
3 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size: small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

Este pequeno desafio leva-o a percorrer algumas das pontes históricas de Matosinhos.

This small challenge will take you to some of the Matosinhos historical bridges.

O Rio Leça que atravessa ao longo de toda a sua extensão o concelho de Matosinhos foi, desde a antiguidade cruzado por importantes vias de comunicação que ligavam o Porto aos principais centros do Noroeste Peninsular, nomeadamente a Braga, Tuy e Santiago de Compostela. Já desde a época romana que foram sendo construídas pontes sobre o Rio Leça de forma a facilitar a circulação de pessoas e mercadorias nestas vias.

Ponte do Carro

Ponte do Carro (Santa Cruz do Bispo/Guifões): Ponte de cavalete com um arco de volta perfeita, construída em alvenaria de granito muito irregular, apresentando uma tipologia construtiva característica da Idade Média (sécs. XII – XIII). É um interessante exemplo da arquitectura civil pública medieval classificado como Imóvel de Interesse Público pelo Decº 516/71 de 22 de Novembro.

Ponte da Pedra

Ponte da Pedra (Leça do Balio): Integrada na estrada romana que ligava a cidade de Olisipo (actual Lisboa) à capital da região da Callaecia a cidade de Bracara Augusta (Braga) passando por Cale (Porto), a sua construção remonta ao século II d.C. É uma ponte com tabuleiro plano construída com um único arco de volta perfeita. Embora no decorrer dos séculos tenha sofrido diversas reparações e reconstruções ainda são visíveis, na sua parte inferior, diversas “pedras almofadadas” características da arquitectura romana.

Ponte dos Ronfes

Ponte dos Ronfes (Leça do Balio): Esta ponte, construída com três arcos de volta perfeita, integrava a uma via de circulação regional que é denominada na documentação medieval como a Karraria Antiqua e cuja origem remontará a uma estrada secundária de época romana. Esta estrada vinha desde Cedofeita , pelo Monte dos Burgos dirigindo-se através do Padrão da Légua, Gondivai e Araújo, para a região da Maia.

Ponte de D. Goimil

Ponte de D. Goimil (Custóias) Ponte de cavalete com um arco ogival, construída em alvenaria de granito irregular, apresentando uma tipologia construtiva característica da Idade Média (sécs. XIII – XIV). Por este local passava uma estrada, provavelmente de origem romana, com alguma importância regional. Aparece referenciada na documentação medieval como a Via Veteris ou seja a Estrada Velha. Iniciava-se junto ao Rio Douro, na zona da Arrábida e, vindo pelo Couto entre Lordelo e Cedofeita, passava pelo Cruzeiro de Santiago de Custóias, atravessava o rio Leça neste local e daqui dirigia-se por Pedras Rubras, Aveleda, Modivas e Vairão para o estuário do rio Ave. É um interessante exemplo da arquitectura civil pública medieval classificado como Imóvel de Interesse Público pelo Decº 516/71 de 22 de Novembro.

Ponte de Guifões

Ponte de Guifões (Guifões): Esta ponte, hoje já desaparecida, situava-se no sopé do Castro de Guifões, junto ao estuário do Rio Leça. Era construída em alvenaria de granito regular e composta por três arcos de volta perfeita. Possuía ainda guardas em granito muito características, cuja tipologia parece enquadrá-la cronologicamente na Idade Média. No entanto a sua fundação poderá remontar à época romana, integrando-se na via litoral que “per loca maritima” fazia a ligação ao estuário do Ave e a Vila do Conde, passando pela villa romana de Lavra. Esta ponte ruiu durante uma cheia do rio Leça em 1979.

A CACHE

Este desafio era uma multicache composta por apenas dois pontos.

O ponto inicial desta multicache localizava-se nas coordenadas publicadas, referentes à Ponte de D. Goimil, uma ponte que foi de capital importância no passado, mas que se encontra um pouco deixada ao abandono.
Uma vez lá, no tabuleiro da ponte, deveriam ser contados os parafusos em ferro existentes e à vista. Este número corresponderia a X. O X era igual a 1. Como ocorreram algumas alterações no local, resolvi tranformar esta cache numa tradicional. Quem quiser pode visitar esta ponte ou ir directamente ao ponto final.

As coordenadas do ponto final são obtidas com a seguinte fórmula:

41º (11+X),(7+X)64’ N
08º (39+X),0(6+X)9’ W

Que ponte será?
Vai ser uma boa surpresa!

SHORT TRANSLATION

This multicache is about Matosinhos Historic Bridges.
They were five: Ponte do Carro, Ponte da Pedra, Ponte dos Ronfes, Ponte de D. Goimil e Ponte de Guifões. All these bridges crossed the Leça river, the most important in Matosinhos. All the bridges are now historical monuments.

This challenge was a two point multicache. Now is a Tradicional cache.
The first point, is in the published coordinates, corresponding the “Ponte de D. Goimil”, once a very important bridge, now a little abandoned.
Once there, you must count the number of iron bolts in sight, in the bridge platform. This number is X. Now X=1. If you want, you can go directly to the final point.

The final coordinates will be obtained by the following formula:

41º (11+X),(7+X)64’ N
08º (39+X),0(6+X)9’ W

Which bridge will be?
It will be a good surprise!

Additional Hints (Decrypt)

Cg: Rfgá ahz ohenpb ab puãb, ahzn ebpun
Ra: Vg’f va n ubyr va gur tebhaq, vafvqr n ebpx

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)



 

Find...

292 Logged Visits

Found it 244     Didn't find it 32     Write note 1     Archive 1     Needs Archived 1     Post Reviewer Note 1     Temporarily Disable Listing 2     Enable Listing 1     Publish Listing 1     Needs Maintenance 4     Owner Maintenance 3     Post Reviewer Note 1     

View Logbook | View the Image Gallery of 80 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.