Skip to Content

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.

Traditional Geocache

Fontes de Estômbar (Lagoa)

A cache by Psipsina Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 4/12/2006
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size: regular (regular)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

Uma Cache num local muito bonito, no Algarve, onde se pode passar um dia agradável. Tem parque de merendas, é permitido fazer churrascadas.Quem tem canoa, leve pois vai adorar navegar no rio Arade.

Parque Municipal do Sítio das Fontes é hoje um eco-museu, uma área de educação ambiental e um espaço de lazer de acesso gratuito com uma convidativa piscina natural instalada na caldeira que armazena a água para mover o moinho, uma ampla zona de merendas equipada com dezenas de grelhadores a carvão, um circuito de manutenção e um anfiteatro ao ar livre de onde se assiste a um soberbo pôr-do-sol. O moinho das marés - o único que subsiste ao longo de todo o curso do Arade - e a casa do moleiro foram recuperados e estão em funcionamento. O visitante é convidado a observar uma pequena colecção de instrumentos de moagem e a assistir à transformação do milho em farinha, que pode comprar ali mesmo, na hora. Por concluir está o Centro de Interpretação da Natureza que irá dispor de um aquário com espécies do Arade, equipamento multimédia para apoio às visitas, minibiblioteca e estação meteorológica.
Esperança da Encarnação, a única habitante das redondezas, não está com meias medidas: sentada numa cadeirinha velha com a bata negra de ir às alfarrobas e de amanhar os figos para a secagem, junto da indescritível manta de retalhos que é a sua casa, um puzzle de materiais encardidos alternando pedaços de madeira, de metal, de plástico, de lona e de tudo o que mais veio às mãos do marido, desabafa contra a popularidade do local. "Depois do 25 de Abril deram cabo daquilo tudo. Agora a Câmara está a arranjar o que ficou escangalhado e vem muita gente. Já não posso lá ir tomar banho, privei-me de ir lavar umas roupinhas", explica. Sem grandes ressentimentos, ainda que vá resmungando contra a "pouca vergonha dos estrangeirinhos". "Dantes, as mulherzinhas lavavam além muito bem, no tanque. Chegavam a vir de Lagoa e de Portimão com cargas de burro. Não havia lixívia, não havia sabão, era outra coisa", remata, com vagar: ainda há muito que fazer até ao final do dia, mas, se o pretexto é conversa, o resto pode esperar. Sentado.

Additional Hints (No hints available.)



 

Find...

792 Logged Visits

Found it 738     Didn't find it 12     Write note 17     Temporarily Disable Listing 1     Enable Listing 1     Publish Listing 1     Needs Maintenance 19     Owner Maintenance 3     

View Logbook | View the Image Gallery of 190 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated: on 5/29/2018 3:11:45 PM Pacific Daylight Time (10:11 PM GMT)
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page