Classe: Mamíferos
Ordem: Carnívoros
Família: Felideos
Género: Lynx
Espécie: Lynx pardinus
O lince-ibérico é uma espécie associada ao matagal mediterrâneo e a bosques de carvalho, sobreiro e azinheira, onde encontra matos baixos, ideais para a actividade da caça e manchas de vegetação densa, onde se abriga e reproduz.
Pesa entre 8 e 14 Kg e mede 80 a 110 cm. A sua alimentação é constituida por coelhos, mas quando estes faltam come veados, ratos, patos, perdizes, lagartos, etc
Como predador de topo que é, o lince ibérico tem um papel fundamental no controlo das populações de coelhos (sua presa favorita) e de outros pequenos mamíferos de que se alimenta.
Situação da espécie
Até ao início do século XX, o lince estaria presente em toda a Península Ibérica, sofrendo uma drástica diminuição da sua área de distribuição a partir da segunda metade do século XX.
Actualmente a sua presença restringe-se a pequenos núcleos isolados no Centro e Sudoeste da Península Ibérica, não existindo mais de 50 linces em Portugal, tendendo esta população a diminuir. A Reserva Natural da Serra da Malcata é a que está mais emblematicamente associada ao lince.
Actualmente o lince Ibérico é o felino mais ameaçado do mundo.
A sua população está confinada a pequenos agregados dispersos, resultado da fragmentação do seu habitat natural. Devido a factores antropogénicos, apenas 2 ou 3 agregados populacionais poderão ser considerados viáveis a longo prazo. Nesse sentido como medidas de conservação, foi iniciado um programa de reprodução em cativeiro em Espanha. Nesse âmbito, linces que estejam em subpopulações inviáveis terão que ser capturados.
A cache
A cache encontra-se junto ao marco geodésico de Concelhos a cerca de 1000 mt de altitude, em plena Serra da Malcata.
Para lá chegar recomenda-se um veículo TT, embora um normal carro de passageiros com um condutor mais arrojado e destemido também o possa fazer. Pode ir de BTT, mas o troço é muito duro, pois inicia-se a cerca de 600 mt de altitude e o solo é xistoso.
Pode aceder à cache a partir da povoação de Meimão, junto à Barragem da Meimoa.
Junto ao geodésico avista-se a quilómetros de distância. Desde Espanha até à Serra da Estrela, passando por Penha Garcia, Monsanto, Penamacor e a Serra da Gardunha.
Bom passeio